A chegada de uma frente fria em Santa Catarina neste final de semana traz de volta a chuva para o Estado, após um período de tempo seco e praticamente sem precipitação. A previsão é de bastante nebulosidade e chuva em boa parte das regiões catarinenses, com declínio e estabilização das temperaturas.
No sábado (27), a frente fria avança pelo Estado já durante a madrugada e provoca pancadas de chuva com trovoadas a partir das áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. Ao longo do dia, ela avança em direção às demais regiões catarinenses, podendo provocar temporais isolados entre a tarde e a noite.
Durante a tarde, as temperaturas, que foram bem elevadas nos últimos dias, começam a dar uma declinada e não teremos mais tanto calor a partir de agora, principalmente com a chegada do inverno no mês de junho. O frio volta a fazer parte do cenário dos catarinenses, com alta cobertura de nuvens, de chuva e de vento, que pode causar rajadas de 50 a 70km/h nas áreas costeiras e nos planaltos.
Entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, são esperadas chuvas intensas com risco moderado a alto para fenômenos como alagamentos, deslizamentos e enxurradas pontuais.
Sábado, 27 de maio
No decorrer do período, as temperaturas se elevam e as máximas chegam entre 26 e 29°C nos litorais, oscilando de 21 a 25°C no restante do Estado.
Domingo, 28 de maio
A cobertura de nuvens e os ventos de Sul mantém também o dia com temperaturas mais baixas e pouca amplitude térmica, com máximas oscilando entre 11 e 18°C em média. As menores temperaturas devem ser observadas no período da noite.