Com uma nova estrutura e expectativa positiva no mercado, a edição de 2023 da Mercoagro, a Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne, foi lançada nesta semana, em evento que reuniu expositores, lideranças políticas e empresariais em Chapecó/SC. Realizada pela ACIC (Associação Comercial e Industrial de Chapecó), a Feira ocorrerá no período de 12 a 15 de setembro, no Parque de Exposições Tancredo Neves.
O presidente da ACIC, Lenoir Broch, salientou que o momento é de comemoração. “Retomamos a Mercoagro após sucessivos adiamentos, primeiro devido à pandemia de Covid-19 e depois pelas obras no parque de exposições. Porém, agora temos uma nova estrutura. A construção do novo pavilhão, com 8.700 metros quadrados de área coberta, representa um salto de qualidade no espaço da expo-feira, além de melhorar o ambiente de negócios. Essa obra eleva a feira para um novo status”.
O gestor da Mercoagro, Nadir José Cervelin, afirmou que a feira proporcionará realização de grandes negócios e trará muito conhecimento com uma extensa programação técnica e científica. “A cidade está preparada para receber os expositores, visitantes e compradores, com redes hoteleira e gastronômica que são parceiras da feira e atenderão a todos com excelência”, frisou.
Ele acrescentou que a Mercoagro gera crescimento do setor da proteína animal ao difundir tecnologias e conhecimentos e aproximar fornecedores e consumidores, e também desenvolve a economia de Chapecó, município que sedia a feira desde 1996, fomentando negócios que vão além da indústria da carne, como o comércio, setor de transportes, entre outros.
João Rodrigues (PSD-SC), prefeito de Chapecó, afirmou que a cidade “está preparada para fazer a melhor Mercoagro de todos os tempos, com qualidade”.A feira reúne 650 empresas
Para a edição deste ano são esperados mais de 15 mil visitantes-compradores, 228 expositores e 650 empresas, com representações da Alemanha, Argentina, Áustria, Austrália, Bolívia, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Itália, Equador, Bélgica, Holanda, Paraguai, Uruguai, Rússia, Canadá, China, França e Islândia, entre outros. Mais de 160 milhões de dólares serão fechados em negócios diretos.
Participarão da exposição empresas dos setores de refrigeração, sistema de automação industrial, ingredientes e aditivos, embalagens e tripas, transporte e armazenagem, equipamentos industriais e acessórios, projetos de engenharia e consultorias especializadas, entre outros produtos e serviços para atender a indústria da carne.
Além da exposição-feira, os eventos paralelos contribuem para o sucesso da Mercoagro. Uma extensa e avançada programação científica constitui-se em oportunidade de obtenção e difusão de conhecimentos, transformando-se em um diferencial no aprimoramento de profissionais dos mais diversos setores da indústria da carne.