MEDIDA ADOTADAS - 05/06/2023 20:25

Lula veta trecho de MP que permitia instalações na Mata Atlântica sem estudo prévio

Em pronunciamento no Dia Mundial do Meio Ambiente, Lula também afirmou que quem desrespeitar as leis ambientais brasileiras não terá acesso a crédito
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Lula vetou um trecho da MP (Medida Provisória) que permitia instalações na Mata Atlântica sem estudo prévio de impacto ambiental ou compensações. O anúncio foi feito durante o evento do Dia Internacional do Meio Ambiente, celebrado nesta segunda-feira (5), onde o Governo Federal anunciou medidas para proteger os recursos naturais.
As informações são do Portal R7. O trecho vetado por Lula permitia a instalação de linhas de transmissão de energia, gasodutos e sistema de abastecimento público de água na mata sem estudo prévio de impacto ambiental ou compensações.
A permissão tinha sido incluída pela Câmara no texto, durante a primeira análise da MP, mas esse trecho havia sido retirado da medida pelos senadores, com o argumento de que as mudanças poderiam trazer riscos ao bioma e fugiam da temática do texto original, o que é chamado no Congresso de “jabuti”.
Lula irá vetar acesso ao crédito para quem violar leis ambientais
Durante o evento, Lula afirmou que o Governo Federal não irá financiar crimes ambientais e por isso, pretende dificultar o acesso a crédito a quem violar leis de preservação.
“A partir de agora, o financiamento agrícola e pecuário apoiará o aumento da produtividade e a recuperação de solo degradado, mas seremos duros ao restringir qualquer tipo de crédito a quem viola as leis ambientais. Quem insistir na prática de ilegalidade não terá acesso ao crédito”, disse.
Marina Silva critica Congresso Nacional e retoma plano de 2004
O evento contou com a presença da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que expressou o desejo do Brasil sediar a COP30 — a 30ª Conferência da ONU ( Organização das Nações Unidas) sobre Mudanças Climáticas. O jornalista Dom Phillips e o ambientalista Bruno Pereira também foram homenageados pela ministra.
Silva criticou o Congresso Nacional pela aprovação de medidas que vão contra a agenda do Governo Federal. Entre elas, o fato de o Ministério do Meio Ambiente ter perdido atribuições como o CAR (Cadastro Ambiental Rural) e a Agência Nacional de Águas durante a tramitação da MP (Medida Provisória) de reestruturação do governo, aprovada na semana passada pelo Congresso.
Durante a agenda, o governo relançou também o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm).
O programa começou na primeira passagem de Marina à frente do Meio Ambiente, em 2004, com objetivo de reduzir o desmatamento e criar as condições para a transição para um modelo de desenvolvimento sustentável na Amazônia Legal. O projeto tem como norte três eixos temáticos: ordenamento fundiário e territorial, monitoramento e controle ambiental e fomento às atividades produtivas sustentáveis.

Fonte: ND +
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...