Jovens e adultos de todo o estado de Santa Catarina se preparam para participar de 08 a 11 de junho, em Maravilha, do Acampamento Regional de Patrulhas (ARP) evento voltado aos Ramos Escoteiro (de 11 a 14 anos) e Sênior (de 15 a 17 anos) para desenvolver habilidades e vivenciar experiências baseadas no método escoteiro. O ARP vai ocorrer na modalidade de acampamento no CTG Juca Ruivo, reunindo mais de 1.100 pessoas entre jovens e adultos voluntários do movimento escoteiro.
O programa reúne um conjunto de atividades inspiradas nos 110 anos do Escotismo Catarinense, celebrado em 2023 envolvendo os jovens em grandes aventuras com seu grupo de amigos, explorando novos territórios, superando seus próprios desafios e constituindo liderança a serviço do bem comum. Cada ramo terá́ uma programação específica, cuidadosamente preparada para atender os anseios dos jovens, além de oportunizar experiências nas seis áreas de desenvolvimento (físico, afetivo, caráter, espiritual, intelectual, social).
O coordenador do ARP, Marcio Randig destacou que a expectativa é grande, pois a realização de eventos de jovens foi interrompida em razão da pandemia da Covid-19. “Grandes acampamentos proporcionam vivências incríveis para os jovens e muito trabalho voluntário. Estamos todos em contagem regressiva e o evento será um sucesso!", salienta o dirigente.
O evento é organizado pela União dos Escoteiros do Brasil – Região de Santa Catarina e a condução das atividades é por adultos voluntários do movimento escoteiro. O presidente dos Escoteiros de Santa Catarina, Narcizo Saffério Giraldi, informa que o evento reúne um grande número de participantes, requer uma estrutura gigante, por isso as bases de atividades são em diferentes locais e está sendo possível graças ao trabalho dos adultos voluntários e parcerias a exemplo do Sicoob, prefeituras de Maravilha e Flor do Sertão e CTG Juca Ruivo.
Atualmente o Escotismo Catarinense é composto por aproximadamente 150 grupos escoteiros, alguns com autorização provisória, compreendendo 7.300 membros juvenis e 2.700 adultos voluntários. É dirigido pelo empresário chapecoense, Narcizo Saffério Giraldi e sua diretoria composta com membros de diferentes regiões geográficas de Santa Catarina. Catarinenses ocupam funções de destaque no escotismo nacional e internacional e o Estado ocupa a posição de terceira maior região escoteira do país.