Quatro crianças que estavam desaparecidas após a queda de um avião na Colômbia, há 40 dias, foram encontradas com vida nesta sexta-feira, dia 9, na selva amazônica da Colômbia. A informação foi confirmada pelas Forças Armadas da Colômbia e pelo presidente Gustavo Petro.
Os sobreviventes são:
Militares e indígenas participavam da operação de buscas na selva, chamada de "Esperança". Os irmãos pertencem à etnia indígena uitoto. Uma das vítimas chegou a completar um ano de vida durante o período na selva. A mãe delas, Magdalena Mucutuy Valencia, o piloto e mais um passageiro que estavam na aeronave morreram no acidente, ocorrido no dia 1° de maio deste ano.
“Uma alegria para todo o país! As 4 crianças que se perderam há 40 dias na selva colombiana apareceram vivas”, comemorou o presidente em uma publicação no Twitter.
Segundo a imprensa colombiana, as crianças estão desidratadas, com picadas de insetos e levemente feridas, especialmente nos pés, porque percorreram longas distâncias descalças.
O presidente colombiano disse que o "aprendizado" de viver na selva ajudou as crianças indígenas. "Eles se defenderam sozinhos, foi o aprendizado de viver na selva que as salvou", afirmou. "São exemplo de sobrevivência total que ficará para a história. Essas crianças são hoje os filhos da paz", completou.
Cão Wilson está desaparecido
Acidente
Desde então, as quatro crianças estavam desaparecidas. Equipes encontraram as primeiras pistas de que elas tinham saído pela mata, se afastando do local do acidente. Entre os objetos estavam fraldas, a tampa de uma mamadeira, tesoura, mamadeira, um maracujá mordido e, a cinco quilômetros da cena do acidente, pegadas de criança.