TEMPORADA DE INVERNO - 14/06/2023 10:35 (atualizado em 14/06/2023 11:19)

Inverno 2023: SC possui as 5 cidades mais frias do Brasil; saiba quais e os pontos turísticos

Além de ser conhecida por suas praias paradisíacas para aproveitar o verão, Santa Catarina também poder ser atrativo turístico para o inverno
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Neve em Urupema registrada em 2021 – Foto: Marleno Muniz Farias/Prefeitura Municipal de Urupema/Divulgação

Para quem gosta de curtir o inverno e aproveitar as baixas temperaturas da estação para conhecer novas cidades, pode incluir pontos turísticos catarinenses no roteiro de viagem.
Santa Catarina possui cinco municípios entre as dez cidades mais frias do Brasil, segundo uma pesquisa feita pelo Estadão Summit Mobilidade.

Conheça as cinco cidades mais frias de SC

5. São Bento do Sul 
Localizada a 250 km de Florianópolis, São Bento do Sul é um município do Planalto Nordeste Catarinense com cerca de 86 mil habitantes, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2021.
Durante o inverno, a cidade pode amanhecer com geadas e com temperaturas abaixo de zero. Em julho de 2021, São Bento do Sul chegou a registrar -4,52°C, de acordo com dados da Epagri/Ciram, sendo considerada uma das menores temperaturas do ano.
Pontos turísticos 
Com colonização alemã, a cidade possui gastronomia e arquitetura influenciada pelos europeus. Durante o inverno, o município costuma receber diversos turistas de todo o Brasil, que estão em busca de geadas e temperaturas mais baixas.
Entre os principais pontos turísticos está a Igreja Matriz de São Bento do Sul, localizada em frente a praça central. Além disso, o município conta com diversos parques e museus para serem visitados.

4. Urubici 
Conhecida nacionalmente pelos seus pontos turísticos, Urubici é a quarta cidade catarinense mais fria do Brasil. Com cerca de 1.019 km², a cidade, localizada na Serra Catarinense,  possui pouco mais de 11 mil habitantes, de acordo com dados do IBGE de 2020.
O município pode ser visitado em qualquer época do ano. Entretanto, para quem deseja assistir o amanhecer com geadas, o momento indicado para visitar Urubici é entre julho e agosto, quando as temperaturas estão mais baixas.
Além disso, a cidade possui o recorde de menor temperatura já registrada no Brasil. O caso aconteceu em 26 de junho de 1966, no cume do Morro da Igreja, onde foi registrado a temperatura de 17,8 °C negativos.
Pontos turísticos 
Além de possuir o recorde de menor temperatura do Brasil, o Morro da Igreja é um dos pontos turísticos mais procurados para quem deseja pegar registros de neve durante o inverno. O ponto possui 1.822 metros de altitude, sendo possível localizar o litoral Sul Catarinense.
A trilha da Pedra Furada e a Serra do Corvo Branco também são opções de turismo no local. Para quem for durante o verão, a Cascata Véu da Noiva, Cachoeira dos Namorados e Três Irmãs podem fazer parte do roteiro.

3. São Joaquim 
Conhecida como a Capital da Maçã, São Joaquim faz parte da Serra Catarinense e ocupa o terceiro lugar no ranking das cidades de Santa Catarina mais frias do país.
Com cerca de 27 mil habitantes e 1.889 km², a cidade chegou a registrar em -10ºC, em 2 de agosto de 1991.
Pontos turísticos  
Com ocorrências de neve durante o inverno, o município também costuma ser visitado entre janeiro e março, momento de temperaturas mais altas que ocorre a colheita da maçã.
O município vem se destacando também pelas várias vinícolas com seus vinhos de altitude, como por exemplo a vinícola Vinícola D’alture, a mais premiada de Santa Catarina.

2. Bom Jardim da Serra
Localizadas a 235 km de Florianópolis, a cidade, localizada na Serra Catarinense, possui cerca de 5 mil habitantes e 935.177 km².
Com paisagens naturais impressionantes, o município chegou a registrar -8,6ºC em julho de 2021, conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Pontos Turísticos 
Entre os principais pontos de visitação da cidade está a Serra do Rio do Rastro, o mais famoso trecho de estrada do Brasil. O local, que possui belas paisagens durante todas as épocas do ano, costuma ter registro de neve durante o inverno.
Bom Jardim da Serra também é conhecido pelos Cânion do Funil, Cânion das Laranjeiras e o Cânion da Roda, paisagens naturais que precisam de guia turístico para visitação.

1. Urupema 
A cidade mais fria de Santa Catarina também recebeu o título de Capital Nacional do Frio em 2021. Localizada no alto da Serra Catarinense, a 1335 metros de altitude, Urupema possui cerca de 2.500 habitantes.
Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, a cidade registrou -9,4ºC em julho de 2019, entretanto, temperaturas abaixo de zero costumam aparecer com frequência no local.
Pontos turísticos
Para quem deseja curtir o frio, a época mais indicada para conhecer a cidade é durante o inverno, onde é possível ver registros de geadas e neve.
Entretanto, Urupema pode atender as pessoas que preferem curtir um tempo mais quente por possuir dezenas de cachoeiras nos seus parques naturais.
A cidade oferece diversos pontos turísticos naturais, como o Morro do Combate e a Cascata que Congela, que por possuírem pouco volume d’água, congelam nas noites e manhã dos dias com frio extremo.

Confira o ranking completo

1- Urupema – Santa Catarina
2- Bom Jardim da Serra – Santa Catarina
3- São José dos Ausentes (RS)
4- São Joaquim – (SC)
5- Urubici – (SC)
6- São Gabriel – (RS)
7- Inácio Martins (PR)
8- Camanducaia (MG)
9- Campos do Jordão (SP)
10- São Bento do Sul (SC)

Fonte: ND+
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...