AMEAÇADO DE EXTINÇÃO - 19/06/2023 11:13 (atualizado em 19/06/2023 11:19)

Gato-mourisco sobrevive ao ser atropelado em São Miguel do Oeste

O gato-mourisco, ameaçado de extinção, sobreviveu após ser atropelado. A Polícia Militar Ambiental atuou no salvamento na BR-163, no sábado (17)
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
O gato-mourisco sobreviveu ao ser atropelado em São Miguel do Oeste. – Foto: Jackson Preuss/Reprodução

Um gato-mourisco sobreviveu após ser atropelado em São Miguel do Oeste. O salvamento foi realizado pela Polícia Militar Ambiental e contou com ajuda do biólogo Jackson Preuss, no sábado (17).

O gato-mourisco está na lista de ameaçados de extinção e em função de ter habito diurno, para caça e locomoção, sofre com casos de atropelamento. Segundo Jackson, esse é “um dos mais ameaçados e enigmáticos gatos selvagens do nosso país”.

Conforme Jackson, o animal está na maioria da América, desde o México até a região central da Argentina. Esse felino, geneticamente próximo do leão-baio, é um pouco maior que um gato doméstico. Possui pelagem de vermelho à cinza escura. Alimentam-se de ratos, aves e tatus.​

O biólogo tem atuado no salvamento de animais selvagens e que são vítimas das estradas da Região do Oeste. Casos como esse são recorrentes na região, no dia 25 de maio deste ano um gato-mourisco foi encontrado morto às marges da BR-163.

“A problemática dos atropelamentos é muito séria na BR-163, por isso, gostaria de enfatizar que essa rodovia é cada vez mais conhecida como ‘a estrada da morte’ para a fauna catarinense”.


Fonte: ND+
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...