Depois de ser aprovada na Câmara dos Deputados no último dia 14, a Medida Provisória que amplia as contratações do Programa Mais Médicos, deve ser votada no Plenário do Senado, nesta terça-feira (20). A MP foi publicada pelo presidente da República, mas precisa passar pelo Congresso.
Nesta segunda-feira (19), o governo federal, por meio do Ministério da Saúde, lançou o segundo novo edital para o programa Mais Médicos, com 10 mil vagas. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Os municípios precisam se inscrever para solicitar vagas. O programa teve recorde de inscrições com 34 mil profissionais.Santa Catarina terá 224 médios do Programa Mais Médicos, pelo primeiro edital. O segundo, ainda não possível saber quantas vagas abrem no estado. Eles vão atuar em 115 municípios. Entre as cidades com o maior número de vagas estão Içara, com sete, além de Florianópolis e Braço do Norte, ambas com cinco.
A MP no Senado foi relatada na comissão mista pela senadora Zenaide Maia (PSD-RN). A proposta, que estabeleceu novas regras e ampliou o Mais Médicos, permite a prorrogação de contratos e cria indenizações de incentivo ao exercício da atividade em áreas de difícil fixação.
*Com informações do Portal Senado