A vacina Qdenga é composta por quatro diferentes sorotipos do vírus causador da doença e tem indicação para pessoas entre 4 e 60 anos. Até o momento, o imunizante não está disponível no SUS.
Essa é a primeira vacina liberada no Brasil para um público mais amplo, já que a Dengvaxia, aprovada anteriormente, só pode ser utilizada por quem já teve dengue. A ABVAC informou que o preço da dose deve variar entre R$ 350 e R$ 500 para o consumidor final, dependendo do estado.
Aplicação e eficácia da Qdenga
A eficácia contra a dengue para todos os sorotipos combinados em pessoas sem infecção anterior pelo vírus foi de 66,2%. Já para indivíduos que tiveram dengue antes, o índice foi de 76,1%. A vacina também reduziu as hospitalizações em 90%.
Dengue em SC
Dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC) apontam que do dia 1º de janeiro a 19 de junho, 68,9 mil casos de dengue foram confirmados no estado e outros 49,6 mil estão sob investigação. Nesse mesmo período, 69 pessoas morreram da doença em Santa Catarina e 14 permanecem em apuração pelas secretarias de Saúde dos municípios, para saber se a causa foi ou não a dengue.