Criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e incluído no Calendário da Saúde do Ministério da Saúde (MS), o Dia Mundial de Prevenção de Quedas é celebrado em 24 de junho.
O hospital São José realiza atividades neste mês, afim de identificar os riscos de quedas e implementar medidas preventivas.
A queda do paciente, é um evento indesejável e danosa, a ocorrência pode provocar aumento nos dias de internação e comprometer o quadro clínico e a recuperação do indivíduo, impactando negativamente.
As causas de quedas no âmbito hospitalar são multifatoriais e estão associadas a fatores de risco ambientais e individuais como fragilidade fisiológica e/ou patológica, a associação de medicamentos que provocam efeitos colaterais, a necessidade urgente de usar o banheiro, ambiente não familiar e o uso de dispositivos como sondas, drenos e próteses, entre outros.
A ação coordenada pelo Núcleo de Segurança do Paciente - prevenção de quedas, integra a campanha “você é nossa estrela na segurança do paciente”, que tem como objetivo agradecer todos os funcionários que contribuíram com as práticas seguras em serviços de saúde prevenindo assim as quedas no âmbito hospitalar.
A coordenadora do Núcleo, Munira Gonçalves Hopf, indicou ações que podem prevenir quedas. “É preciso seguir as orientações repassadas pela equipe de enfermagem, relatar quedas anteriores, acender a luz de cabeceira para ir ao banheiro, o banho deve ser supervisionado pela enfermagem, atentar para calçados antiderrapantes. O acompanhante não deve se ausentar sem avisar a enfermagem, não deve deixar o paciente sozinho, deve acompanhar o paciente até o banheiro, principalmente à noite. Também solicitar ajuda da enfermagem para a troca de fraldas e mobilização do paciente, além manter as grades de proteção do leito levantadas”, concluiu.