O Ministério da Saúde aguarda proposta oficial do laboratório japonês Takeda para comprar doses da vacina contra a dengue, informou a pasta. Os insumos devem chegar em breve no país.
Para acelerar os trâmites de aquisição do imunizante, já foram realizadas diversas reuniões entre representantes do governo e do laboratório japonês, informa o Ministério da Saúde.
O Brasil ainda tem interesse em produzir a própria vacina, destaca Carlos Gadelha, secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde. Entretanto, isso não impede que o país compre o imunizante do laboratório japonês.
“Em nenhum momento o Ministério da Saúde se colocou contrário, em caso de necessidade da população, a importar vacinas que tenham qualidade, eficácia e segurança para as pessoas”, explicou o secretário, reforçando que é necessário “um preço que seja viável” para garantir o acesso universal ao imunizante.
De acordo com o Ministério da Saúde, o objetivo da pasta é aumentar a independência nacional na produção de vacinas, mas sem fazer com que isso afete o fornecimento imediato de imunizantes à população
“Nosso compromisso maior é incorporar a melhor tecnologia existente para a população contra a dengue, dando sustentabilidade para que a gente possa manter os brasileiros protegidos ao longo do tempo”, conclui Gadelha.