A passagem de um ciclone extratropical causou a queda de energia elétrica de aproximadamente 308,7 mil unidades consumidoras na manhã desta quinta-feira (13) em Santa Catarina. No começo da tarde, o Estado ainda tinha 209 mil imóveis sem abastecimento.
De acordo com dados da Celesc, a região de Itajaí é a que mais sofre com quedas, com 94,1 mil interrupções na manhã desta quinta-feira (13). Por volta das 14h, o número ainda era de 66 mil unidades sem energia na região.
Na Grande Florianópolis, o número chegou a 42,8 mil unidades sem energia durante a manhã. Durante a manhã, Palhoça foi a cidade com mais interrupções na região da capital, com 14,4 mil, seguido de São José, 5,9 mil, e Alfredo Wagner, 5,5 mil. Por volta das 14h, o número de interrupções na Grande Florianópolis havia sido reduzido para 16 mil.
No Norte do Estado, havia pelo menos 34 mil locais sem luz no começo da tarde. Joinville, que chegou a ter 15,3 mil interrupções durante a manhã, apresentava 5 mil. Itapoá era a cidade da região com o maior número por volta das 14h, com 10,7 mil unidades consumidoras sem energia.
Em Itajaí e região, 66 mil casas estavam sem energia elétrica no começo da tarde. Na região de Blumenau, havia 14 mil locais sem abastecimento. Em Criciúma e região, 4,5 mil. Em Chapecó e região, 4,2 mil. No Meio-Oeste, em Lages e região, há 9 mil sem luz.
Conforme a Defesa Civil, haverá queda nas temperaturas e a chuva deve dar uma trégua no decorrer do dia. O fenômeno já havia causado, entre terça e quarta, estragos no Oeste, Serra, Vale do Itajaí e Norte do Estado, quando um outro ciclone passava pelo território catarinense.