Neste inverno, os estudantes do Ensino Médio do Colégio Unoesc de Educação Inovadora foram estimulados a desenvolver o protagonismo juvenil e o voluntariado educativo. Com orientação da professora Deise Cristiane de Lucca, eles participaram do Projeto Entrelaçados por Fios e Amor, no qual confeccionaram cachecóis de tricô que foram doados à Casa da Amizade, que dará destino às pessoas carentes.
Conforme o Diretor do Colégio Unoesc, professor Eduardo Ottobelli Chielle, o Projeto busca estimular os estudantes à cidadania.
— Por meio da técnica de tricô e a confecção de cachecóis de lã, estimulamos os estudantes à cidadania, ação solidária, doação de tempo, talento e participação nas necessidades da sociedade, oportunizando um enriquecimento social e emocional. Esse foi o primeiro resultado de um projeto cheio de amor, e esperamos que os próximos possam beneficiar ainda mais pessoas e trazer mais acalento aos corações e aquecer o inverno de quem necessita — complementa Chielle.
A Coordenadora, Elis Regina Frigeri, destaca que os estudantes ficaram empolgados com a ideia de aprender algo novo.
— Além de proporcionar a eles um protagonismo, o projeto auxilia na construção de uma personalidade capaz de escolher, decidir, agir e assumir responsabilidades. Atividades como essa fomentam, no espaço educacional, um ambiente de constante aprendizado, troca de conhecimento, empatia, acolhimento e trabalho em equipe. Vale destacar, também, que o tricô estimula o desenvolvimento de habilidades motriciais finas — reforça Elis.
Segundo a professora Deise Cristiane de Lucca, o Projeto Entrelaçados por Fios e Amor foi desenvolvido como um ato de empatia e voluntariado, que pudesse aquecer o inverno de quem necessita.
— Desenvolvemos diversas habilidades como: motoras, de concentração, de trabalho em equipe, de empatia... Não foi apenas os estudantes que se envolveram nesse processo; a família também participou e pode contribuir na confecção dos cachecóis. Nós esperamos que essa primeira edição gere novos frutos e se desdobre em outras ações de empatia e de voluntariado por toda a comunidade escolar — complementa Deise.
A atividade foi realizada em momentos de aula, especialmente nos componentes de Arte e Projeto de Vida, e em casa com os familiares. O estudante da 1ª Série do Ensino Médio do Colégio Unoesc, Maxuel Henrique de Quadros Dias, relata a sua experiência.
— Participar desse projeto foi uma experiência muito gratificante, pois pensar que estou ajudando outras pessoas me deixa realizado. Confesso que no início houve um pouco de dificuldade ao realizar o cachecol, mas encarei isso como uma oportunidade de aprender algo novo. Agradeço ao meu Colégio e a minha professora que incentivaram e buscaram tornar esse projeto possível — celebra Maxuel.