CLIMA - 25/07/2023 16:02

El Niño: SC registra 33,8ºC em pleno inverno

Registro foi feito em Criciúma. Epagri/Ciram explica que fenômeno influencia na estação e dias frios se alternem com temperaturas mais altas.
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!

Duas cidades do Sul de Santa Catarina registraram temperaturas máximas recordes para um mês de julho na região. Em pleno inverno, Criciúma teve 33,8°C e Araranguá, 31,8°C no domingo (23).

A Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições meteorológicas no estado, explicou que o El Niño causa essa alternância de dias frios com temperaturas mais altas no inverno.

Segundo a Epagri/Ciram, o recorde anterior de Criciúma tinha sido em 2011, quando fez 33,6°C em julho. Para Araranguá, o dado superado foi de 2017.

"Um inverno de pouco frio está relacionado à atuação do El Niño. Os meteorologistas já vinham prevendo que seria um inverno assim. Teve dias bem frios, mais intercalados com períodos de calor. A semana passada foi de frio, nesta semana é de calor. Essa condição, essa alternância, esse inverno têm a ver com a atuação do El Niño", explicou a meteorologista Laura Rodrigues, da Epagri/Ciram.

O que é o El Niño?

O El Niño e a La Niña são fases de um mesmo fenômeno atmosférico-oceânico que ocorre no oceano Pacífico. Quando a temperatura da superfície do mar no oceano Pacífico Equatorial está mais quente do que a média histórica, temos o El Niño, e a La Niña ocorre quando está mais frio do que a média.

Segundo a Epagri/Ciram, quando há o El Niño, a chuva aumenta no Sul do Brasil, com valores acima da média histórica, especialmente na primavera e no verão. As frentes frias podem ficar por vários dias sobre uma região, mantendo o tempo instável.

Os ventos fortes em altitude também ficam intensos no Sul do Brasil. Em relação à temperatura, ela aumenta, já que as massas de ar frio se tornam menos frequentes e duradouras.

A previsão dos meteorologistas, conforme a Epagri/Ciram, é que o El Niño tenha intensidade de moderada a forte em 2023 e no próximo ano.

Previsão do tempo para a semana em SC

De acordo com a Epagri/Ciram, a temperatura deve continuar elevada para a época do ano nesta terça (25), com chance de nevoeiros marítimos. A passagem de uma frente fria traz condição de chuva para quarta (26) e declínio nos termômetros.

Não deve haver frio extremo ou chuva intensa. Na quarta, a região Oeste pode registrar granizo ou temporais isolados.

A chuva está prevista entre quarta e sexta (28), principalmente entre quarta e quinta (27). A Defesa Civil prevê que o risco de estragos é baixo.

Para o fim de semana, o sol deve voltar a aparecer, conforme a meteorologista da Epagri/Ciram.

Fonte: G1 SC
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...