Cerca de 520 mil estudantes voltam às aulas nas 1.053 escolas da rede estadual de Santa Catarina nesta segunda-feira (31). Segundo o Governo do Estado, os professores passaram por capacitação ao longo do recesso escolar.
Os cursos foram divididos em áreas de conhecimento, baseados no CTBC (Currículo Base do Território Catarinense). Os professores também tiveram palestras sobre organização, comunicação, planejamento e resolução de conflitos no ambiente escolar.
Durante o recesso, escolas aproveitaram para realizar reparos, limpezas e manutenções nas instalações, além de planejar as atividades do segundo semestre letivo de aulas.
Melhorias na infraestrutura
O segundo semestre de 2023 deve ser marcado por melhorias na infraestrutura das escolas. Ainda no mês de julho, o governo do Estado assinou um termo de cooperação técnica para acelerar as reformas nas redes elétricas das escolas estaduais, permitindo a instalação de aparelhos como ar condicionado e lousas digitais.
O acordo inédito entre SED, Acafe e Celesc irá mapear as carências elétricas das escolas, agilizando o aperfeiçoamento da infraestrutura e ampliando a capacidade de fornecimento de energia nas unidades.
Início das aulas em 2024 tem data marcada
O início do ano letivo já tem data marcada para o começo das aulas: 15 de fevereiro. Já o fim das atividades escolares deve acontecer no dia 19 de dezembro de 2024.Uma reunião entre SED (Secretaria de Estado da Educação), Undime (União dos Dirigentes Municipais) e Fecam (Federação Catarinense de Municípios) determinou que o primeiro semestre termina em 15 de julho.