O Grêmio anunciou no começo da noite desta segunda-feira (31) um acordo para a contratação do atacante João Pedro Galvão, de 31 anos, que vinha atuando pelo Fenerbahçe, da Turquia. Ele chega a Porto Alegre na terça e na quarta fará exames médicos. Caso seja aprovado, assinará contrato de empréstimo com o Tricolor.
De acordo com o jornalista Yağız Sabuncuoğlu, o clube gaúcho fez uma proposta vantajosa para contar com o atacante de 31 anos, que começou a carreira como meia no Atlético-MG. Ele foi destaque na seleção brasileira sub-17, campeã do Sul-Americano da categoria em 2009, ao lado de nomes como os goleiro Alisson e Ederson, o meia Philippe Coutinho, o atacante Dudu e os volantes Casemiro e Fernando, ex-Grêmio.
João Pedro foi contratado pelo Palermo, da Itália. No clube da Sicília atuou pouco e foi emprestado ao Vitória de Guimarães, de Portugal, e ao Peñarol, do Uruguai. Em 2012, foi contratado pelo Santos e, no ano seguinte, voltou à Europa para jogar no português Estoril, de onde se transferiu para o Cagliari. Por lá, foram 86 gols em 171 jogos, sendo um dos grandes nomes da equipe na conquista do acesso à Primeira Divisão italiana na temporada 2015/2016.
Apesar do sucesso, teve de convier com um problema de doping em 2018, ao ser suspenso pela Promotoria Nacional Antidopagem da Itália por quatro anos. Em seu exame e também na contraprova foram encontrados fragmentos do diurético hidroclorotiacida na urina do jogador. Após apelar ao tribunal, ele teve a pena reduzida para seis meses.
E foi no clube italiano que o técnico Rolando Maran o colocou como atacante na temporada 2019-20. João Pedro marcou 19 gols. No campeonato seguinte, terminou com 16 gols e se tornou o primeiro brasileiro, desde Kaká, a marcar ao menos 15 gols em duas temporadas seguidas na Itália.
O sucesso no país o fez se naturalizar para defender a seleção italiana. Ele chegou a disputar uma partida das Eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar. Em julho de 2022, foi negociado com o Fenerbahçe, por 5 milhões de euros.
Confira os números de João Pedro Galvão em cada clube:
Atlético-MG: 13 jogos, nenhum gol
Palermo: 4 jogos, nenhum gol
Vitória de Guimarães: 7 jogos, nenhum
Penãrol: 23 jogos, 7 gols
Santos: 10 jogos, nenhum gol
Estoril: 45 jogos, 10 gols
Cagliari: 171 jogos, 86 gols
Fenerbahçe: 28 jogos, 5 gols
Seleção da Itália: 1 jogo, nenhum gol
Total: 302 jogos, 108 gols