SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL - 02/08/2023 09:22

STF pode decidir nesta quarta se descriminaliza porte de drogas no país

Julgamento aguarda há oito anos para voltar a ser discutido em plenário
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Após oito anos de discussões, o Supremo Tribunal Federal (STF) pode descriminalizar o porte de drogas no país em julgamento que será retomado nesta quarta-feira (2). O caso começou a ser analisado pela Corte em 2015, mas foi adiado em diversas vezes, inclusive com pedido de vista do ministro Alexandre de Moraes.

O assunto estava previsto para ser colocado em pauta em junho deste ano, mas foi adiado em função das sessões destinadas ao julgamento do ex-presidente Fernando Collor.

Até o momento, três ministros — Luís Roberto Barroso, Edson Fachin e Gilmar Mendes — votaram, todos a favor de algum tipo de flexibilização da posse de drogas.

Repercussão geral

O caso trata da posse e do porte de drogas para consumo pessoal, infração penal de baixa gravidade que consta no Artigo 28 da Lei das Drogas (Lei 11.343/2006).

As penas previstas são advertência sobre os efeitos das drogas, serviços comunitários e medida educativa de comparecimento à programa ou curso sobre uso de drogas.

O recurso sobre o assunto tem repercussão geral reconhecida, devendo servir de parâmetro para todo o Judiciário brasileiro.

Fonte: NSC com Agência Brasil
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...