energia elétrica - 15/08/2023 14:30

Apagão na região Sul do Brasil foi programado para evitar colapso, confirma ONS; confira

O apagão aconteceu por volta das 8h30 e deixou, somente em Santa Catarina, 526 mil unidades consumidoras sem luz
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
O apagão aconteceu por volta das 8h40 e deixou somente em Santa Catarina 526 mil unidades consumidoras sem luz – Foto: Freepik/Divulgação

Na manhã desta terça-feira (15), milhares de brasileiros ficaram no escuro por volta das 8h30. Somente em Santa Catarina, 526 mil unidades consumidoras estavam sem energia durante o apagão que foi classificado pela Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina), como um Erac (Esquema Regional de Alívio de Carga).

Conforme o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), uma ocorrência no SIN (Sistema Interligado Nacional) interrompeu 16 mil megawatt em todas as regiões do país. Até 10h09, 7 mil megawatt de carga já haviam sido recompostos, o que concluiu a reposição total de carga nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Além disso, em nota, o ONS afirma que no caso da região Sul e Sudeste do Brasil, o desligamento aconteceu de maneira controlada para evitar propagação da ocorrência. O Ministério de Minas e Energia publicou uma nota no perfil oficial do órgão nas redes sociais sobre o ocorrido.

O ONS reforça que, assim que identificou o caso, iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia elétrica nas regiões afetadas. As causas do Erac ainda estão sendo apuradas.

Veja a nota na íntegra sobre o apagão

“Ocorrência no SIN interrompe 16 mil MW em todas as regiões do país. Até às 10h09, já tinham sido recompostos 7 mil MW de carga. Recomposição concluída nas regiões Sul e Sudeste.
O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) confirma que hoje, dia 15 de agosto, às 8h31m, houve uma ocorrência no sistema que provocou a separação elétrica das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste, com abertura das interligações entre essas regiões. Houve pelo menos 16 mil MW de interrupção de energia. A interrupção no Sul e no Sudeste foi uma ação controlada para evitar propagação da ocorrência.
O Operador, assim que identificou a situação, iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.
A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e estão concluídas nas regiões Sul e Sudeste. Até às 10h09, 7 mil MW já haviam sido recompostos.”

O que é e o que pode causar o Erac

Conforme o ONS, o Erac atua em eventos de grandes proporções associados a afundamentos na frequência do Sistema Interligado Nacional de energia elétrica. Quando isso acontece, a recuperação da frequência só é feita através do corte de carga distribuído por todo o sistema interligado.
Para o caso deste Erac que aconteceu nesta manhã, as causas ainda estão sendo apuradas conforme informação do ONS. No Brasil, a última vez que aconteceu um Erac desta magnitude foi em 2016, quando o apagão atingiu parcialmente as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil e também o Paraguai.

Fonte: ND+
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...