Na manhã desta terça-feira (15), milhares de brasileiros ficaram no escuro por volta das 8h30. Somente em Santa Catarina, 526 mil unidades consumidoras estavam sem energia durante o apagão que foi classificado pela Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina), como um Erac (Esquema Regional de Alívio de Carga).
Conforme o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), uma ocorrência no SIN (Sistema Interligado Nacional) interrompeu 16 mil megawatt em todas as regiões do país. Até 10h09, 7 mil megawatt de carga já haviam sido recompostos, o que concluiu a reposição total de carga nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.
Além disso, em nota, o ONS afirma que no caso da região Sul e Sudeste do Brasil, o desligamento aconteceu de maneira controlada para evitar propagação da ocorrência. O Ministério de Minas e Energia publicou uma nota no perfil oficial do órgão nas redes sociais sobre o ocorrido.
???? NOTA INFORMATIVA
O MME, a partir de dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), informa que uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil, nesta terça-feira (15/8).
O ONS reforça que, assim que identificou o caso, iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia elétrica nas regiões afetadas. As causas do Erac ainda estão sendo apuradas.
Veja a nota na íntegra sobre o apagão
“Ocorrência no SIN interrompe 16 mil MW em todas as regiões do país. Até às 10h09, já tinham sido recompostos 7 mil MW de carga. Recomposição concluída nas regiões Sul e Sudeste.
O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) confirma que hoje, dia 15 de agosto, às 8h31m, houve uma ocorrência no sistema que provocou a separação elétrica das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste, com abertura das interligações entre essas regiões. Houve pelo menos 16 mil MW de interrupção de energia. A interrupção no Sul e no Sudeste foi uma ação controlada para evitar propagação da ocorrência.
O Operador, assim que identificou a situação, iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.
A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e estão concluídas nas regiões Sul e Sudeste. Até às 10h09, 7 mil MW já haviam sido recompostos.”
O que é e o que pode causar o Erac
Conforme o ONS, o Erac atua em eventos de grandes proporções associados a afundamentos na frequência do Sistema Interligado Nacional de energia elétrica. Quando isso acontece, a recuperação da frequência só é feita através do corte de carga distribuído por todo o sistema interligado.Para o caso deste Erac que aconteceu nesta manhã, as causas ainda estão sendo apuradas conforme informação do ONS. No Brasil, a última vez que aconteceu um Erac desta magnitude foi em 2016, quando o apagão atingiu parcialmente as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil e também o Paraguai.