Todas as cinco regiões do Brasil passaram por um apagão na manhã desta terça-feira (15). Nesse cenário, clientes se perguntam se teriam direito a um ressarcimento por causa da queda de energia. Em Santa Catarina, 859 mil unidades consumidoras foram afetadas.
Segundo Alexandre Ricco, advogado especialista em direito do consumidor, o cliente tem direito a reembolso em dois casos. Veja quais.
Por dano material
O primeiro ocorre quando há algum dano material causado pela falta de luz. Por exemplo, se algum aparelho ligado à tomada queimar.
“Toda e qualquer situação que envolva o fornecimento de um produto e serviço e um dano sofrido pelo consumidor, seja ele uma pessoa física ou uma pessoa jurídica, até mesmo um empreendedor, esse dano pode ser objeto de um pedido de ressarcimento”, explica.
Por dano financeiro
No segundo caso, Ricco afirma que os empresários podem também exigir reparação de danos se o apagão afetar os lucros. Uma possibilidade seria se um vendedor visse seus produtos estragar pela falta de refrigeração.Para solicitar o reembolso, a vítima deve entrar com uma reclamação no Procon (Fundação de Direito ao Consumidor) ou na própria Justiça, explica o advogado.
“São importantes notas fiscais de compras, fotografias, vídeos, qualquer elemento de prova que demonstre efetivamente o prejuízo sofrido.”Apagão em SC
O apagão em escala nacional registrado por volta das 8h30 desta terça-feira afetou 859 mil unidades consumidoras em Santa Catarina, segundo a Celesc. O dado representa 25% de todo o estado, segundo a Celesc.Em Santa Catarina, as cidades mais afetadas pela queda de energia foram Itajaí (153 mil), Blumenau (126 mil) e Florianópolis (105 mil).
Na Capital, serviços básicos, como postos de saúde, foram afetados.