MAPA INTERATIVO - 17/08/2023 09:15

Site mostra como era a Terra e onde ficavam as cidades atuais em diferentes eras

Plataforma reúne informações históricas do nosso planeta e sua geologia de milhões de anos atrás
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Dinosaurpictures / Reprodução

Um mapa online permite que os usuários vejam projeções de como era a Terra em diferentes épocas, incluindo o tempo em que viveram os dinossauros. O site Dinossaur Pictures, que reúne um banco de dados sobre os animais extintos, disponibiliza informações sobre diversos períodos históricos do nosso planeta e mostra, de forma interativa, como ocorreu a evolução do globo terrestre.

A criação foi feita por Ian Webster, com o auxílio de dados tectônicos de placas e mapas paleogeógrafos de C.R. Scotese, do projeto Paleomap, além de informações do IFLScience.

A ferramenta explica que a Terra atual é fruto de movimentos constantes dos vastos blocos rochosos denominados placas tectônicas, que compõem a crosta terrestre. Estas placas podem se chocar, causando terremotos, por exemplo. Mesmo sem colidirem, essas placas se deslocam muito lentamente durante os anos, chegando a como elas estão postas atualmente. Esses movimentos influenciam, também, na formação dos continentes.

No site, é possível girar o globo e escolher a região que deseja visualizar, seja por celulares ou computadores. Ainda há opção de escolher diferentes épocas para visualizar — a "versão" mais antiga é de 750 milhões de anos atrás (período criogênico).

Também é possível ver como era a Terra quando nasceram as primeiras plantas, animais, entre outras opções. 

Outra ferramenta é a possibilidade de escolher uma localização e uma época. A partir disso, a ferramenta mostrará, no mapa, onde ficava a cidade selecionada na época determinada. 

Para acessar o site que disponibiliza o mapa interativo da história do nosso planeta, clique aqui

Fonte: Gaúcha / ZH
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...