Com a presença do presidente da Fiesc, Mário Cezar de Aguiar, Vice-Presidente da Fiesc para o Extremo-Oeste, Astor Kist, representantes dos Sindicatos, Indústrias e prefeituras da região, o SESI-SENAI de São Miguel do Oeste apresentou à comunidade a sua nova estrutura, com a ampliação, a unidade conta agora com Restaurante Alimenta SESI, quadra poliesportiva, revitalização dos laboratórios de Usinagem e Solda e laboratório de Elétrica Predial, construção da Plataforma de Treinamento de NR 33 e NR 35 e ainda a Bancada de Automação Indústria 4.0, totalizando um investimento de quase R$ 5 milhões.
Em sua fala, Aguiar reforçou que a equipe de trabalho visitou todas as 136 unidades do Sesi Senai do Estado para que fossem avaliadas as necessidades de melhorias. São Miguel do Oeste é uma das que recebeu investimentos para que possa, cada vez mais, atender a população da região, auxiliando na qualificação da mão de obra. “Santa Catarina tem na indústria o seu grande vetor de desenvolvimento. Nós temos que ter especialistas em unidades, laboratórios que atendam a todos esses setores da indústria catarinense. A indústria catarinense é o setor que mais emprega no Estado”, reforça o presidente.
Durante conversas com dirigentes locais, uma das reclamações mais ouvidas por Aguiar foi quanto a falta de mão de obra qualificada. O presidente apresentou um levantamento feito pela CNI em Santa Catarina que aponta que até 2025, dos 900 mil trabalhadores da indústria do Estado, 803 mil precisam se qualificar. “O Sesi e o Senai estão aqui para ajudar neste quesito. Identificamos que o jovem não tem muito interesse pela indústria. Embora a indústria tenha uma possibilidade de crescimento na carreira bastante significativa, precisamos incentivar os jovens a entrarem para esta área da tecnologia para a indústria”, explica Aguiar.
Programa Obra Mais Segura
O programa visa a redução de acidentes, pois auxilia para que a obra tenha todos os itens de saúde e segurança em dia, o que é verificado em todas as visitas realizadas pelos profissionais do SESI, junto com o agente SOMAS.