Durante a manhã desta quarta-feira (30), foi realizado a castração de animais no Setor do Meio Ambiente e Bem-estar Animal (ECOPONTO), através da Unidade Móvel Clínica Veterinária Projeto Castração que ganhou a autorização após a licitação feita pela Prefeitura de Maravilha.
A castração foi promovida com o apoio da prefeitura e de forma gratuita a quem estava cadastrado na lista de espera de 2022 e 2023, sendo que o animal chamado deveria preencher os pré-requisitos que são: gata fêmea, cadelas acima de 10kg e cachorros acima de 20kg.
Além disso, houve uma parceria com a ONG AME BICHO que intermediou a castração de gatos e outros animais que não preenchiam os pré-requisitos.
Para esses animais o processo era feito de maneira particular. Após a castração o animal recebia um cone de proteção e as orientações do pós-cirúrgico, tendo também a venda de roupinhas e alimentação para o animal.
O diretor do setor Meio Ambiente e Bem-Estar Animal Eder Moraes, explicou que os animais que não preenchiam os pré-requisitos para essa edição vão ser castrados em clínicas locais ou em uma próxima edição da carreta. Eder também fez ressalvas que a seleção desse animais acontece através de uma lista a qual o dono(a) faz o cadastro. Para essa edição foram chamados 90 animais para castrar.