Na última quarta-feira (30), reuniram-se no auditório da Amerios, os integrantes do Lions Clube TEAcolhe, da Secretaria Municipal de Saúde, pais de autistas de nosso município e ainda participaram como convidados integrantes do Lions Clube Maravilha, Lions Clube Maravilha Oeste e LEO Clube.
A referida reunião ocorreu contou com presença expressiva de participantes, sendo que no primeiro momento a Presidente do Lions Clube Maravilha TEAcolhe, companheira Sirlene Schneider Vivian, relatou sobre a criação do Clube com objetivo especial na causa autista.
Compartilhou que a gênese do clube foi a sequência do trabalho realizado pelas mães azuis, ou seja, pelas famílias de autistas e agora através do clube constituído dará apoio à causa, bem como enviará todos os esforços para a criação de um Centro Especializado de Atenção aos Autistas. Além disso, se fará presente juntamente com as famílias e os poderes constituídos, para buscar melhoria na qualidade de vida dos autistas.
Após o relato da presidente do Lions, fizeram uso da palavra as companheiras Joisane Schneider e Rose Torma, que além de integrantes do Lions Clube Maravilha TEAcolhe, são mães de autistas. Na manifestação das mesmas, foram relatados os avanços já conseguidos em prol da causa, inicialmente com o grupo denominado “Mães Azuis’ e posteriormente com a fundação do Lions Clube Maravilha TEAcolhe.
Dentre os avanços obtidos, cumpre destacar a realização de palestras de conscientização para professores, pais e comunidade em geral, com palestrantes de amplo conhecimento no assunto. Além de realizar a apresentação dos autistas na sociedade, a proibição de uso de fogos de artifício no final de ano, pois causa enorme abalo aos autistas, a rede de atendimento aos autistas, vaga preferencial em estacionamento para autistas, carteirinha do autista, laudo vitalício para autistas, prioridade de atendimento em caixas de supermercado, conscientização do autismo no mês de abril, onde as luzes do Espaço Criança Sorriso ficam acessas na cor azul e por fim o Programa Maravilha TEAcolhe.
A secretária municipal de saúde, Miriane Sartori, fez uma explanação sobre o Programa “Maravilha TEAcolhe”, iniciado no mês de maio de 2023, que tem como objetivo prestar um atendimento direcionado aos autistas do município, através da rede pública de saúde, sendo o primeiro município de Santa Catarina a realizar este serviço especializado. Destacou ainda que no município de Maravilha tem 74 pessoas com Autismo.
Entre os serviços realizados no Programa Maravilha TEAcolhe, foram destacados pela enfermeira Richelly, o atendimento por psicólogos, neuropsicólogos, fonoaudiólogos, odontólogos, nutricionista, médico clínico geral, equipe de enfermagem, psiquiatra, neurologista, psiquiatra infantil, assistente social, fisioterapeuta, educador físico, academia, esportes, dança, equoterapia e hidroterapia. E foi prestado 84 atendimentos semanais, além de consultas e exames.