Os brasileiros com mais de 60 anos são os que mais perdem dinheiro, com prejuízo estimado em R$ 5.400, em média, por golpe. O prejuízo entre os jovens é de cerca de R$ 680. Nove em cada dez vítimas não tiveram o dinheiro de volta, sendo que um terço nem tentou reaver o valor.
Muitos não sabem, mas existe um mecanismo criado para facilitar devoluções em fraudes com Pix, segundo o advogado Hélio Ferreira. “O Mecanismo Especial de Devolução (MED) foi regulamentado pela resolução nº 01 de 2020 e atualizado em 2021.
As vítimas de falha e fraude na operação bancária têm prazo de 90 dias a partir da data da transação para solicitar a devolução do valor. É crucial que a pessoa entre em contato com o banco e forneça todas as evidências que comprovem a fraude ou falha operacional”, diz Hélio.
Na maioria das vezes, o golpe começa por Whatsapp Ou Instagram, com os mais comuns sendo vendas de produtos que não existem ou oferecendo altos retornos financeiros.