FIM DO ESTADO DE GREVE - 13/09/2023 09:59

Trabalhadores em Educação de SC suspendem estado de greve

Em Assembleia Estadual ocorreram importantes decisões, incluindo a continuidade de mobilizações pela valorização da categoria
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Divulgação
Reunidos em Assembleia Estadual na tarde desta terça-feira (12), os trabalhadores em Educação de Santa Catarina decidiram pelo fim do estado de greve, mas com continuidade de mobilizações pela valorização da categoria e fiscalização as propostas do Governo, que apresentou um calendário de ações para atender as pautas de reivindicação.

Após o estado de greve, deliberado em Assembleia no mês de agosto, a categoria aguardava um posicionamento do Governo, que ocorreu em reunião ainda na tarde da segunda-feira (11). Esta terça-feira (12), já contava como o primeiro dia de greve da categoria, no entanto, com a proposta oficial em mãos, a coordenação do Sinte SC reuniu o Conselho Deliberativo, que teve seus pareceres aprovados em assembleia geral. 

Propostas do Governo do Estado para as pautas dos Trabalhadores em Educação:
Realização imediata de concurso público para servidores da educação, com previsão de oito mil vagas para professores e duas mil vagas para profissionais de apoio;
Vale alimentação reajustado em 108% escalonado em novembro de 2023, 2024 e 2025, com projeto a ser enviado à Assembleia Legislativa;
Plano odontológico gratuito aos servidores, com projeto a ser enviado à Assembleia Legislativa;
Redução da alíquota para aposentados e pensionistas, com projeto a ser enviado à Assembleia Legislativa;
Decreto que cria o Plano de Gestão Democrática Escolar;
Alteração da gestão da hora-atividade;
Liberação da licença prêmio;
Afastamento remunerado para cursos de mestrado e doutorado;
Retirada das faltas em datas de assembleias;
Alteração no edital para ACTs, incluindo nova data para realização da prova e modificação no edital possibilitando a inscrição em duas áreas de conhecimento.

A categoria também aprovou as indicações do Conselho Deliberativo para manter o diálogo com o Governo, além da manutenção da luta por valorização com intensa agenda de mobilizações nos próximos meses, como a inclusão do piso na carreira, aumento real do vale-alimentação, pela realização de concurso público, revogação dos 14% dos aposentados e contra a municipalização.

Conforme a coordenadora Regional do Sinte São Miguel do Oeste, Gicele Aparecida dos Santos, o resultado positivo da Assembleia é uma conquista para a categoria, que estava mobilizada deste do início do atual Governo. “Com a proposta por escrito, pudemos deliberar pela suspensão da greve, com acordos futuros e com plano de luta definido para assegurarmos a efetiva valorização dos trabalhadores em educação do Estado. Um exemplo é o plano de carreira, que é uma das nossas principais pautas e ainda não foi comtemplado pelo Governo”, enfatiza.
VEJA MAIS IMAGENS
Fonte: Inácio Rohden/Rádio Raio de Luz FM com informações da Assessoria de Imprensa
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...