IMPACTOS NEGATIVOS - 21/09/2023 09:05

Onda de calor ameaça produção, alta do preço de alimentos e até escalada da inflação

Produtos devem chegar ao supermercado mais caros e em menor volume já que clima prejudica cultivo e desempenho do brasileiro
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Embora alguns setores da economia já observem um avanço nas vendas em decorrência das temperaturas mais altas, a onda de calor provocada pelo "super-El Niño" neste ano deverá ter mais impactos negativos que positivos para o país e para o bolso da população, alertam especialistas.

Além do maior consumo de energia elétrica e de água, diversos segmentos podem ter queda de produtividade, com custos mais altos.

O superaquecimento vai afetar toda a cadeia produtiva, até chegar ao consumidor, afirma Marta Camila Carneiro, professora de MBA da FGV (Fundação Getulio Vargas). 

"Com o aumento da temperatura global, algumas pragas podem ficar mais resistentes, o que vai forçar o sistema agrícola a usar mais fertilizantes, agrotóxicos e investir em outras estratégias de controle, elevando os custos de produção. Esse aumento acaba sendo repassado para o consumidor, piorando o custo de vida", explica a profissional, que também é especialista em mudanças climáticas e ESG (do inglês Environmental, Social and Governance), área que orienta boas práticas ambientais, sociais e de governança corporativa e investimento. 

Ainda em relação ao agronegócio, base da indústria alimentícia, outra questão é a de culturas que não se adaptam ao calor. "O café, por exemplo, é uma planta que precisa de temperaturas mais amenas para a produção ser boa e de qualidade. Com o calor acima da média, vai haver perda e, consequentemente, falta desse produto, o que também faz o preço subir", avalia.

"Os produtores rurais podem enfrentar um aumento das pragas e do consumo de água, safras com produção reduzida e dificuldades em conseguir financiamentos, tudo por conta do calor excessivo", afirma João Batista de Oliveira Bolognesi, professor do curso de ciências contábeis da Faculdade Anhanguera. 

Esse cenário de prejuízos no agronegócio, segundo o docente, também poderá causar um desequilíbrio na balança comercial, "principalmente no que se refere à safra de grãos".

Fonte: R7
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...