Cerca de 49% do frango (in natura e industrializada) produzido em Santa Catarina foi exportado para cinco países, entre eles a China, localizada há 17 mil km de Santa Catarina. Segundo a Epagri/Cepa, o Estado exportou 98,2 mil toneladas da carne apenas em agosto.
De janeiro até agosto, foram exportados cerca de 733 mil toneladas de carne de frango, o que rendeu US$ 1,5 bilhão para Santa Catarina. A carne foi destinada para a venda e consumo em países da Ásia e Oriente Médio.
Confira o ranking de países destino do frango1 - China
2 - Japão
3 - Emirados Árabes Unidos
4 - Arábia Saudita
5 - Países Baixos
Além disso, a Arábia Saudita registrou altas de 21,4% e 26,7% na importação do frango. O estado foi responsável por 23,5% das receitas geradas pelas exportações brasileiras de carne de frango nos oito primeiros meses do ano.
A Arábia Saudita se tornou uma alternativa de produtores principalmente após a sanção do Japão, que durou um mês após o surgimento de um caso de gripe aviária em Santa Catarina.De acordo com os dados Cidasc, em agosto deste ano o Estado atingiu a marca de 582,8 milhões de frangos destinados ao abate em 2023, alta de 4,5% em relação à produção do mesmo período de 2022.