Chapecó - 15/10/2023 21:05

Efapi 2023 encerrou neste domingo sendo a maior da história

Segundo organizadores mais de 500 mil pessoas visitaram a Feira que deve voltar em 2025.
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Segundo orgamzação noite de sábado teve mais de 93 mil pessoas no show de Ana Castela / Divulgação

A Exposição Feira Agropecuária Industrial e Comercial de Chapecó - Efapi, encerrou neste domingo (15). Em relação à última feira, que ocorreu em 2017, a edição de 2023 apresentou novidades em diversas áreas, como por exemplo, o trânsito e o comércio. Outro diferencial da feira deste ano, foi a entrada franca. 

O fluxo intenso de trânsito para a Feira durante os 10 dias representou a grande procura do público no retorno da Efapi. Segundo Luiz Antônio Stobe, subcomandante da Guarda Municipal de Chapecó, foram em média 50 mil pessoas circulando diariamente pelo parque. Para melhorar a logística do trânsito, a prefeitura realizou algumas alterações, como a interrupção da rua Eduardo Pedroso, liga o Parque Tecnológico Pollen ao Parque da Efapi, e também de parte da rua Itaboraí, que liga a Unochapecó ao Parque, evitando a circulação de veículos em frente aos estacionamentos. Além disso, foi colocada uma rotatória na avenida Atílio Fontana, em frente à rua de acesso ao Portão 2. Assim, tanto veículos que entram e saem da Feira, quanto aqueles que seguem para o bairro, puderam circular de forma contínua.

Sobre os congestionamentos, o subcomandante afirma que houve lentidão no trânsito em alguns momentos em direção a Feira. No sábado (14) houve um congestionamento maior, pois foram 66 mil pessoas acessando o Parque". Ele conta ainda que o principal horário de movimentação era a partir das 17h e que um motivo para o grande fluxo de veículos foi o feriado do dia 12. "Em alguns municípios o feriado foi prolongado e o pessoal da região aproveitou para visitar a feira".

Quanto às edições passadas, Luiz acrescenta que o Elevado da BRF, inaugurado em 2020, melhorou o fluxo de veículos. "Antigamente havia apenas uma rotatória e não dava conta de todos os veículos. Agora, o elevado distribui bem o trânsito e dá opções para os motoristas." 

Outro ponto positivo, segundo o subcomandante, foi o comportamento do público. "Não teve nenhum caso (registrado) de agressão no Parque, como acontecia em outras edições. O pessoal exagerava na bebida alcóolica e arrumava confusão nas portarias, mas esse ano não houve nada." O subcomandante destacou também que este ano não houve nenhum caso de acidentes de trânsito.

Outra melhoria muito comentada entre os expositores foi a participação pela primeira vez do Salão do Imóvel, realizado pelo Sindicato de Habitação do Oeste de Santa Catarina (Secovi-Oeste/SC) na Feira. A proprietária da Nostra Casa, Roze Dávi, relata que a empresa participa de todas as Feiras desde 1980, e a deste ano superou as expectativas. "Com a chegada do Salão do Imóvel melhorou muito, a maioria dos clientes vem com prospecção de negócios. Esse formato das portas abertas e de entrada franca trouxe ainda mais pessoas para a Feira, o que foi muito bom para os negócios", relata.  

Os expositores comentaram também sobre futuras edições da Feira. Para o proprietário da loja de artigos gaúchos, Presentchê, Giovani Caldeira, o setor do comércio pode melhorar nos próximos anos. "Falta diversidade no comércio. Para a próxima edição, o setor deveria ser ampliado, com mais opções e variações", argumenta.

Para muitos, a edição de 2023 foi interessante, com diversas atrações e novidades para visitar. Maikeli Favero, conta que estava passeando pela Feira quando avistou o estande do Núcleo de Atenção aos Pequenos Animais (Napa). Lá, conheceu a história da Mel, uma cachorra que estava desde o primeiro dia da Efapi à procura de um lar. Emocionada com a história, Maikeli, que reside no interior, resolveu adotá-la. "Eu não vim para a Feira com a intenção de adotar, estava passeando e vi que tinham bichinhos aqui dentro, e fui ver. Me contaram que hoje era o último dia dela aqui, e se ela não fosse adotada iria voltar para a rua", relembra. Com quatro horas para o fechamento do NAPA, Mel se despediu da feira com um lar.

Com mais de 500 mil visitantes, a Efapi 2023 se consagrou como a maior edição da Feira. Este tipo de evento impacta o cenário socioeconômico e cultural, não apenas do município, como da região. A próxima edição da Efapi está prevista para 2025.

Fonte: ASCOM
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...