VAGAS DE TRABALHO - 17/10/2023 09:15

Black Friday e Natal incentivam a criação de 470 mil vagas de trabalho temporário no fim do ano

A projeção é de um incremento de 5% nas contratações na comparação com o quarto trimestre de 2022, diz associação
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Arte: WH3 
No último trimestre de 2023, eventos como a Black Friday e o Natal, que costumam movimentar o comércio, devem impulsionar a geração de 470 mil vagas de emprego temporário, segundo estimativa da Asserttem (Associação Brasileira do Trabalho Temporário) apresentada na segunda-feira (16). Trata-se de um aumento de 5% nas contratações na comparação com o mesmo período do ano passado.

As projeções revelam que a maior demanda para esses três meses deve ser da indústria, setor com possibilidade de abrir 55% dos novos postos de trabalho com prazo de encerramento determinado. Em segundo lugar vem o setor de serviços, com 30%, seguido pelo comércio, com 15%. Neste ano, observa-se uma inversão entre o segundo e o terceiro colocado em relação a 2022, quando se esperava a geração de mais vagas temporárias no comércio.

“Depois de um pequeno recuo nos números do terceiro trimestre, nossa esperança é que essas vagas sejam recuperadas nos meses de outubro, novembro e dezembro”, diz Marcos de Abreu, presidente da Asserttem.

O resultado consolidado dos meses de julho, agosto e setembro mostrou uma queda de 3,34% na geração de vagas temporárias em relação ao mesmo período de 2022, com um total de 608,8 mil postos de trabalho criados neste ano.

Para os três últimos meses de 2023, a associação conta com uma alta no consumo, devido às datas comemorativas. “Acreditamos que, se o cenário for favorável, as indústrias podem acelerar suas contratações para atender a essa demanda", completa.

Abreu afirma que o mercado de trabalho está em uma trajetória favorável, com aumento da empregabilidade e das efetivações por meio de contratos de acordo com a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

“Vivemos uma realidade de falta de mão de obra qualificada. Assim, quando a empresa encontra esse profissional, ela o efetiva. Consequentemente, verificamos um aumento da empregabilidade, em vez da contratação de temporários”, explica. Ele conta que, no trimestre anterior, a taxa média de efetivação de temporários passou de 20% para 22%.

Segundo Abreu, as contratações temporárias serão puxadas, ainda em outubro, pela indústria, que já está com suas produções atrasadas para atender à demanda do fim do ano. Depois, em novembro, o destaque vai ser o setor de serviços, principalmente empresas de ecommerce e de logística, por causa das compras online e da Black Friday. Em dezembro, o impulso na geração das vagas temporárias será do comércio, para lojas físicas, devido ao Natal.

Onde encontrar as vagas?

Indústrias e empresas continuam procurando trabalhadores para suprir necessidades pontuais. Só na consultoria de RH (Recursos Humanos ) Luandre, que está presente em todo o país, há 7.000 oportunidades, em diversos segmentos, como varejo e logística.

Entre os cargos com mais vagas abertas estão: vendedor, caixa, estoquista, repositor e auxiliar de logística, entre outros. Quem quiser obter mais informações ou buscar outras opções de emprego pode acessar o site da empresa, no endereço candidato.luandre.com.br. Os interessados devem fazer o cadastro, que é gratuito, e já podem se candidatar.

As vagas temporárias são para início imediato; por isso, os candidatos precisam estar com a documentação em dia, orienta a Luandre.

Outra consultoria de RH que tem ofertas de vagas temporárias é a Randstad, que começou nesta semana com 7.000 oportunidades com prazo determinado em todo o Brasil. Apesar de o quarto trimestre já ser conhecido como o período de maior contratação temporária do ano, por conta das grandes datas do varejo, a empresa diz ter registrado em 2023 um aumento de mais de 15% nas ofertas desse tipo de trabalho em alguns setores, como indústria, logística e varejo, em relação a 2022.

“Com a queda da inflação, a melhora no emprego e o início do corte de juros, o otimismo cresceu, gerando também um aumento da intenção de consumo para os próximos meses, o que se reflete no mercado de trabalho. Além do aumento de vagas, em setores como indústria, logística e varejo, as organizações se planejaram previamente na busca pelos melhores talentos, e temos visto uma grande movimentação nos últimos meses", diz Toni Camargo, diretor comercial da Randstad Brasil. 

A consultoria tem vagas temporárias para diferentes cargos, como auxiliar de produção, operador de máquinas, assistente de logística, analista de compras, representante de vendas e consultor de vendas, entre outras. Quem quiser pesquisar outras oportunidades e se inscrever para um dos empregos com prazo definido deve acessar o site da empresa, no link https://www.randstad.com.br/vaga-temporaria/. 

Termômetro da economia

A projeção da Asserttem para as novas vagas de emprego temporário deste quarto trimestre de 2023 é cautelosa, já que as contratações dependem de um cenário positivo na economia. “O trabalho temporário é um termômetro da atividade econômica do país. É uma adequação dos novos tempos, em que as empresas enxergam o regime jurídico como uma excelente opção formal de contratação, que preserva os direitos dos trabalhadores e ainda confere a elas flexibilidade de gestão para acompanhar as oscilações do mercado", diz o presidente da associação.

Abreu destaca que alguns fatores, como a estabilidade do dólar, podem impulsionar a abertura de postos de trabalho temporário no período, porque isso ajudaria, entre outras coisas, as indústrias que produzem para exportar. Outros aspectos que favorecem a geração de vagas são, segundo o presidente da Asserttem, o aumento das importações chinesas e a diminuição dos juros.

Abreu diz que o terceiro trimestre do ano passado foi muito bom para a criação de vagas temporárias. "Em 2023, nossa expectativa era manter os números, mas tivemos uma pequena retração, pois o período de férias em julho não provocou o aumento de vagas que esperávamos, e isso prejudicou o resultado do trimestre”, justifica. 

Ele afirma que é no terceiro trimestre que as indústrias costumam acelerar as contratações, pensando no fim de ano. “Mas a realidade mostrou que o setor está trabalhando com cautela, sentindo o comportamento do mercado", conclui.

Nos primeiros seis meses de 2023, mais de 1,2 milhão de pessoas foram contratadas em empregos temporários, informa a Asserttem. O trabalho temporário é regulamentado pela lei federal 6.019/74 e pelo decreto nº 10.854/2021.
Fonte: R7
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...