O Corpo de Bombeiros realiza buscas pelo motorista da balsa que virou entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. Acidente aconteceu na manhã desta quarta-feira (18). O motorista de um caminhão que estava na balsa e um tripulante conseguiram ser resgatados com vida.
Segundo o Corpo de Bombeiros, as buscas no Rio Uruguai acontecem com duas embarcações, quatro mergulhadores e oito bombeiros envolvidos. O motorista desaparecido tem 47 anos e não foi mais visto após o acidente.
Por meio de nota a Marinha do Brasil informou que a Capitania dos Portos de Santa Catarina irá instaurar um Inquérito sobre Fatos e Acidentes da Navegação para verificar as causas, circunstâncias e responsabilidades, com prazo para encerramento do procedimento administrativo de 90 dias. Veja a nota na íntegra:
A Marinha do Brasil (MB) informa que, em 18 de outubro de 2023, a balsa Marcelino Ramos V, que realizava a travessia entre as cidades de Marcelino Ramos, no estado do Rio Grandedo Sul, e Alto Belo Vista, no estado de Santa Catarina, emborcou. Encontravam-se a bordo da balsa, um caminhão, com motorista e dois tripulantes.
Até o presente momento um dos tripulantes encontra-se desaparecido. A MB lamenta o ocorrido e está conduzindo, por meio da Capitania dos Portos de SantaCatarina (CPSC), operações de busca e salvamento na área, com equipes sendo deslocadas dacidade de Chapecó-SC e Florianópolis-SC.
Os esforços de busca contam com o apoio deembarcações e recursos especializados. A CPSC instaurará Inquérito sobre Fatos e Acidentes da Navegação (IAFN) para verificar as causas, circunstâncias e responsabilidades, com prazo para encerramento do procedimento administrativo de 90 dias.
O acidente
O acidente aconteceu por volta das 7 horas, quando a balsa transportava um caminhão carregado com tijolos de Alto Bela Vista/SC para Marcelino Ramos/RS. Segundo a Defesa Civil de SC, a estrutura virou logo após sair da margem catarinense, sendo arrastada pela força da água por cerca de três quilômetros.A empresa que opera a balsa informou por meio de nota que lamenta o ocorrido e está prestando todo o suporte necessário aos envolvidos. A empresa também disse que investigará as causas do acidente, que ainda são desconhecidas. A suspeita é que a balsa tenha perdido o equilíbrio devido à força da água, que está acima do normal na região devido às chuvas dos últimos dias.