LEI SANCIONADA - 26/10/2023 18:28

Lei que regulamenta tratamento para fibromialgia no SUS é sancionada

Doença causa múltiplos focos de dor no corpo, além de cansaço, ansiedade e alterações intestinais
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!

A lei 14.705, de 2023, que regulamenta o tratamento de fibromialgia e fadiga crônica no Sistema Único de Saúde (SUS) foi sancionada nesta semana pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A matéria, de autoria da deputada federal Erika Kokay (PT-DF), foi aprovada no Senado em março, com relatoria do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). 

A fibromialgia é uma síndrome que causa múltiplos focos de dor no corpo. Também apresenta manifestações de cansaço, depressão e ansiedade e alterações intestinais. 

De acordo com o texto, será legalmente constituído o direito de as pessoas com fibromialgia ou fadiga crônica receberem atendimento integral pelo SUS (incluindo tratamento multidisciplinar nas áreas de medicina, psicologia e fisioterapia) e acesso a exames complementares e a terapias reconhecidas.

Esses atendimentos já estão previstos em portaria do Ministério da Saúde. A lei prevê ainda acompanhamento nutricional e fornecimento de medicamentos.

Pessoas com a síndrome complexa de dor regional ou outras doenças correlatas (doenças laborais) também receberão o mesmo tratamento dado a pessoas com fibromialgia. A norma prevê a divulgação de informações e orientações abrangentes sobre as doenças e sobre as medidas preventivas e terapêuticas disponíveis.


Fonte: OESTE MAIS
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...