EDUCAÇÃO - 05/11/2023 16:09

‘Desafio’: tema ‘fora da caixa’ de redação do Enem 2023 surpreende inscritos

Prova acontece neste domingo (5) em todo o Brasil; tema da redação foi divulgado pelo Ministério da Educação logo após o início da prova
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!

O Ministério da Educação divulgou neste domingo (5) – primeiro dia de provas do Enem – o tema da redação deste ano. “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”, informou a pasta logo após o início da prova.

Na edição passada, em 2022, o assunto havia sido os “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”.

O texto dissertativo-argumentativo é a única etapa do exame em que o candidato pode tirar mil, já que o restante do teste é avaliado de acordo com a Teoria de Resposta ao Item, que leva em consideração o desempenho dos outros candidatos para atribuir uma nota ao aluno. 

Confira os temas de redação cobrados em edições anteriores:

Enem 2009: O indivíduo frente à ética nacional (Enem regular).
Enem 2010: O trabalho na construção da dignidade humana (Enem regular) e Ajuda humanitária (Enem PPL e reaplicação).
Enem 2011: Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado (Enem regular) e Cultura e mudança social (Enem PPL e reaplicação).
Enem 2012: O movimento imigratório para o Brasil no século 21 (Enem regular) e O grupo fortalece o indivíduo? (Enem PPL e reaplicação).
Enem 2013: Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil (Enem regular) e Cooperativismo como alternativa social (Enem PPL e reaplicação).
Enem 2014: Publicidade infantil em questão no Brasil (Enem regular), O que o fenômeno social dos “rolezinhos” representa? (Enem PPL e reaplicação) e Alternativas para a escassez de água no Brasil” (Terceira aplicação).
Enem 2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira (Enem regular) e O histórico desafio de valorizar o professor (Enem PPL e reaplicação).
Enem 2016: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil (Enem regular primeira aplicação), Caminhos para combater o racismo no Brasil (Enem regular segunda aplicação) e Alternativas para a diminuição do desperdício de alimentos no Brasil (Enem PPL e reaplicação).
Enem 2017: Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil (Enem regular) e Consequências da busca de padrões de beleza idealizados (Enem PPL e reaplicação).
Enem 2018: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet (Enem regular) e Formas de organização da sociedade para o enfrentamento de problemas econômicos no Brasil (Enem PPL e reaplicação).
Enem 2019: Democratização do acesso ao cinema no Brasil (Enem regular) e Combate ao uso indiscriminado das tecnologias digitais de informação por crianças (Enem PPL e reaplicação).
Enem 2020: O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira (Enem impresso), O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil (Enem digital) e A falta de empatia nas relações sociais no Brasil (Enem PPL e reaplicação).
Enem 2021: Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil (Enem regular) e Reconhecimento da contribuição das mulheres nas ciências da saúde no Brasil (Enem PPL e reaplicação).
Enem 2022: Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil (Enem regular) e Medidas para o enfrentamento da recorrência da insegurança alimentar no Brasil (Enem PPL e reaplicação).

Fonte: ND+
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...