Nos primeiros nove meses de 2023, Chapecó, no Oeste catarinense, Itajaí, no Alto Vale, e Joinville, no Norte, foram as três cidades que mais geraram empregos em Santa Catarina. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego em outubro.
De acordo com o levantamento, Joinville foi a líder na geração de emprego no Estado, com 9.769 novas vagas. Em seguida, está Itajaí, com 7.220 novos empregos e, depois, Chapecó, com 4.096 novos postos de trabalho.
A lista ainda contempla outros municípios catarinenses como: Blumenau (3.254), Navegantes (2.772), Jaraguá do Sul (2.484), Palhoça (2.428), Criciúma (2.354), Tubarão (2.162) e Itapema (2.049).
Emprego formal aumentou em Santa Catarina
Além disso, dos 295 municípios do Estado, 190 aumentaram o estoque de emprego formal em setembro de 2023. Em números absolutos, os municípios que lideraram a geração de empregos no mês foram Joinville (1.716), Florianópolis (1.148) e Blumenau (634).Para o secretário da Indústria, do Comércio e do Serviço, Silvio Dreveck, são muitos os motivos para esse resultado positivo.
— O povo catarinense é trabalhador por natureza e nosso estado possui regiões bem desenvolvidas, um ativo muito importante. Nós buscamos atuar como parceiros do setor produtivo, auxiliando na atração de novos negócios — diz.
O diretor de Emprego e Renda da Sicos, Carlos Alberto Arns Filho, acrescenta que Santa Catarina possui a maior taxa de trabalhadores com carteira assinada do país.
— Isso contribui muito para esses dados. Temos, também, a menor taxa de informalidade entre as unidades da federação.