O incêndio de grandes proporções que atinge a Maxsul distribuidora de combustível na SC-480, em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, nesta segunda-feira (13), segue ativo após 24 horas de combate às chamas. Diversas equipes dos Bombeiros Militares e Bombeiros Voluntários estão se revezando na operação, sendo 30 bombeiros, seis caminhões de bombeiro e outros 11 que auxiliam no abastecimento de água.
Conforme os bombeiros, 1,8 milhão de litros de combustível está queimando e 6,7 milhões estão salvos e sendo protegidos.
As equipes utilizam um canhão monitor, equipamento que não necessita de atividade humana para jogar água, assim, resfriando os tanques. .
SC-480 segue com restrição de tráfego
O trecho do KM 150.6, próximo ao depósito de combustível em chamas na SC-480, em Chapecó, está com o trânsito em meia pista, com a operação Siga e Pare, conforme a Polícia Militar Rodoviária de Santa Catarina.O trânsito segue sendo controlado nas proximidades da empresa Maxsul e também no trevo do Tabajara.
A PMRv sinalizou o trecho com cones e pede aos motoristas “cautela ao transpor esse trecho da Rodovia SC-480, tendo em vista grande fluxo de veículos, bem como os caminhões que transitam na faixa central afim de levar água para rescaldo dos tanques”.
Veja o vídeo dos bombeiros
Incêndio começou pela manhã
Na manhã desta segunda-feira (13) ocorreu um incêndio de grandes proporções no depósito da Maxsul – uma distribuidora de combustível na SC-480, em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina.
Segundo informações iniciais, o incêndio teria começado em um caminhão de combustível. A guarnição dos bombeiros afirma que uma célula (com cerca de 2 milhões de litros de combustíveis) com 4 tanques com diesel, gasolina e álcool estão acometidas pelo fogo.
O Sargento Duan Pedroso da Silva, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, informou que neste momento está chovendo muito na cidade. “Isso é bom, porque ajuda a reduzir o calor, mas por outro lado é ruim, pois a espuma que a guarnição precisa jogar para fazer a cobertura em toda a área atingida pelo fogo está indo embora. Também há riscos de outras explosões em um outro depósito próximo”.
Ao menos 35 bombeiros 15 caminhões estão atuando na ocorrência. Os caminhões são do Corpo de Bombeiros Militar, do Bombeiro do Aeroporto, da própria empresa envolvida e de outras empresas privadas.
Comunicado oficial da empresa
A distribuidora informou nas redes sociais, que está suspenso por tempo indeterminado o carregamento e descarregamento na base Maxsul de Chapecó. Estão disponibilizando de frete CIF e FOB para carregamento nas filiais de Araucária (PR), Esteio (RS) e Itajaí (SC).