O Corpo de Bombeiros informou no início da madrugada desta quinta-feira, dia 16, que conseguiu controlar totalmente o incêndio na distribuidora de combustíveis MaxSul, em Chapecó.
O Capitão Nunes concedeu entrevista ao repórter Marcos Lewe do Grupo Condá e fez um balanço do trabalho realizado pela coorporação (confira o vídeo acima).
Foram quase 70 horas de trabalho ininterrupto, principalmente com o resfriamento de tanques para que o fogo não se expandisse. Os reservatórios atingidos concentravam cerca de 2 milhões de litros de combustíveis ― óleo diesel, etanol e gasolina.
O sargento Duan Pedroso da Silva informou que ainda durante a tarde de quarta-feira, dia 15, os pontos de queima de foram reduzidos de três para um, com o último foco extinto no início da madrugada de hoje. “Todas as outras instalações aqui da empresa estão seguras. A gente conseguiu manter a integridade dos outros tanques. Tmos aqui cerca de 13 milhões de litros de combustíveis que foram preservados”, ressaltou.
O incêndio começou ainda na manhã de segunda-feira, dia 13. Nesta quarta-feira o Corpo de Bombeiros chegou a jogar areia sobre as chamas como estratégia para abafar o fogo. “A ideia da areia é fazer a compactação desse local onde tem esses pontos de queima, pra gente tentar isolar o incêndio apenas nas áreas dos tanques, para que diminua ainda mais o risco de atingir os tanques que não foram atingidos”, explicou o major Cristiano Brandão.
As equipes permanecem empenhadas no local para fazer o rescaldo, mas já em número bem menor de profissionais. No auge do combate, a operação chegou a contar com dezenas de bombeiros e caminhões com água atuando simultaneamente. Apesar dos danos, ninguém se feriu.