PIX - 16/11/2023 11:01 (atualizado em 16/11/2023 14:05)

Pix completa 3 anos nesta quinta-feira e já reduziu circulação de dinheiro vivo em 8%

Até dezembro de 2022, 133 milhões de brasileiros tinham enviado ou recebido valores por meio do mecanismo criado pelo Banco Central
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!

Consolidado no cotidiano dos brasileiros, o Pix, método de pagamento instantâneo lançado pelo Banco Central, completa três anos nesta quinta-feira, 16. Com o uso da nova tecnologia, a circulação de dinheiro em espécie encolheu 8%. 

Em entrevista à Jovem Pan News, o economista Átila Cabral destacou que a ferramenta já  gerou R$ 27 bilhões para a economia, além de trazer praticidade para as empresas e consumidores:

 “O Pix atingiu massivamente todas as camadas da população, fazendo a inclusão financeira. É um meio de pagamento muito ágil e rápido, um facilitador de pagamento (…) O Pix por si só é responsável por um crescimento do consumo das famílias brasileiras, isso favorece a nossa economia como um todo”. 

Até dezembro de 2022, 133 milhões de brasileiros tinham enviado ou recebido valores via Pix. No entanto, com o avanço da tecnologia, os golpes se tornaram mais frequentes e se multiplicaram. 

O especialista em segurança cibernética, Israel Pereira, alertou para dois golpes que se tornaram populares, o golpe do falso parente, quando um golpista se passa por um familiar ou amigo e solicita o dinheiro, e também o golpe da loja falsa, caracterizado pela compra de um produto ou serviço online que nunca é entregue.

“O Pix é uma solução bastante segura, os bancos mitigaram riscos, é uma transação extremamente segura e vai funcionar bem”, disse Pereira, que afirma ser necessário atenção ao verificar valores e a origem do QR Code para assegurar não estar fazendo uma transferência com valores acima do esperado ou para contas suspeitas. 

Atualmente, um dos principais desafios do Pix é fazer com que mais pessoas jurídicas façam a adesão. Cerca de 92% dos usuários ainda são pessoas físicas. Pequenas e médias empresas ainda preferem fazer uso da transferência TED, boletos ou máquinas de cartão.
Fonte: Jovem Pan
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...