FICOU PARA QUARTA - 22/11/2023 05:44

Senado adia votação de projeto que limita decisões monocráticas em tribunais

Texto, com parecer favorável da CCJ, também cria restrições aos pedidos de vista
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Matéria será votada nesta quarta-feira, como primeiro item da pauta. Foto: Jonas Pereira / Agência Senado

O Senado adiou para esta quarta-feira (22) a proposta de emenda à Constituição (PEC 8/2021), que limita as decisões monocráticas e os pedidos de vista nos tribunais. A matéria deveria ser apreciada nesta terça-feira, mas os senadores aprovaram requerimento para que a PEC tramite em calendário especial, acelerado, sem interstícios entre turnos.

Proposta pelo senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR), a matéria recebeu parecer favorável do senador Esperidião Amin (PP-SC).

O texto veda a concessão de decisão monocrática que suspenda a eficácia de lei ou ato normativo com efeito geral ou que suspenda ato dos presidentes da República, do Senado Federal, da Câmara dos Deputados ou do Congresso Nacional. Decisão monocrática é aquela proferida por apenas um magistrado – em contraposição à decisão colegiada, tomada por um conjunto de magistrados.

A PEC autoriza decisões monocráticas em situações de grave urgência ou risco de dano irreparável durante o recesso do Judiciário. Mas o tribunal deve julgar o caso em até 30 dias após a retomada dos trabalhos, sob pena de perda da eficácia.

O projeto define ainda que pedidos de vista – tempo extra para análise – em tribunais devem ser coletivos e limitados a seis meses, podendo ser renovados por mais três. Após o prazo, o processo seria incluído automaticamente na pauta de votações.

*Com informações da Agência Senado

Fonte: Gaúcha/ZH
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...