A consulta ao lote residual da restituição do IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física) de novembro de 2023 poderá ser feita nesta quinta-feira (23), a partir das 10h. De acordo com a Receita Federal, o crédito vai beneficiar 358.737 contribuintes, no valor total de R$ 762,906 milhões. Os pagamentos serão realizados na quinta-feira da semana seguinte, 30 de novembro.
Do total, R$ 524,8 milhões se referem a pessoas dos grupos prioritários, sendo 5.774 idosos com mais de 80 anos, 58.060 têm idades entre 60 e 79 anos, e 6.654 contribuintes têm algum tipo de deficiência, física ou mental, ou são portadores de moléstia grave.
Como consultar?
Tanto no site quanto no app é possível consultar a situação da declaração, de modo simplificado ou completo, por meio do extrato de processamento, gerado no e-CAC. Caso o contribuinte identifique alguma pendência na declaração, ele pode fazer a retificação on-line, corrigindo os dados incorretos ou informados erroneamente.
Crédito
O pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave PIX. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado, o que é comum nos casos de contas que foram desativadas, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano, no Banco do Brasil.