SERVIÇO - 27/12/2023 22:33

Veja os prazos dos recessos dos poderes de SC e o que funciona durante o fim do ano

Executivo, Judiciário e Legislativo têm períodos diferentes de suspensão de atividades entre dezembro e janeiro
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Confira prazos de recesso dos poderes de SC (Fotos: Arquivo NSC)

O fim do ano provocou mudanças no atendimento dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de Santa Catarina. No governo do Estado, o atendimento presencial em órgãos como Celesc e Casan continua disponível normalmente, com exceção dos feriados dos dias 25 de dezembro (Natal) e 1º de janeiro de 2024 (Ano-Novo).

Em outras pastas, no entanto, o expediente presencial permanece suspenso desde 23 de dezembro e retorna em 2 de janeiro. É o caso dos atendimentos no Departamento de Trânsito (Detran), Instituto de Metrologia (Imetro) e gerências regionais e central de atendimentos da Secretaria de Estado da Fazenda.

Os prazos atendem a um decreto do governador que definiu o funcionamento da estrutura administrativa durante o fim de ano. Órgãos de segurança pública e que fornecem serviços essenciais seguem atuando normalmente.

Recesso na Justiça e no Legislativo

Já no Judiciário, o expediente no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) está interrompido desde o dia 20 de dezembro e permanecerá suspenso até 5 de janeiro. Na prática, os atendimentos presenciais retornam no dia 8. Apesar disso, os prazos dos processos permanecem paralisados até 20 de janeiro.

Existem, no entanto, algumas exceções para essa suspensão de prazos: processos com réus presos, ligados à Lei Maria da Penha e medidas consideradas urgentes pela Justiça. Nesses casos, podem ocorrer movimentações processuais, audiências, sentenças e decisões mesmo durante esse período de recesso do Judiciário catarinense. Os prazos foram definidos em uma resolução do presidente do TJSC, João Henrique Blasi.

O Legislativo de Santa Catarina entrou em recesso na semana passada. A última sessão do ano na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) ocorreu no dia 19 de dezembro, quando foram aprovados projetos polêmicos como o que cria mudanças em regimes de aposentadoria e no desconto de 14% aplicado a servidores estaduais aposentados e pensionistas.

Os deputados catarinenses voltam a se reunir em sessões na Alesc apenas em 6 de fevereiro. Durante o mês de janeiro, no entanto, setores administrativos e gabinetes de parlamentares estarão em funcionamento.

Estrutura federal

O recesso de fim de ano também atinge estruturas do governo federal. Segundo o portal Metrópoles, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF) também iniciaram o período de recesso de fim de ano na semana passada e seguem com as atividades tradicionais suspensas até o início de fevereiro de 2024. A exceção é o poder Executivo, que mantém atividades em funcionamento, mesmo com férias de alguns ministros e do próprio presidente Lula, que passará a virada de ano no litoral do Rio de Janeiro.

O Congresso retoma as sessões apenas em fevereiro, mas deve fazer no primeiro mês do ano uma cerimônia para celebrar um ano da vitória da democracia após os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

No STF, setores dos tribunais funcionam em regime de plantão para casos de urgência. Ministros também trabalham em sistema de revezamento. O funcionamento normal é retomado em fevereiro.

Fonte: NSC
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...