O anúncio foi feito pelo ator Marcos Caruso, amigo da atriz, nas redes sociais. Informações sobre velório e enterro não foram divulgadas.
“Jandira Martini, minha maior amiga e prova de que os opostos se atraem e se completam. Juntos escrevemos peças, roteiros de cinema, séries e novelas. Minha grande confidente, conselheira e responsável pelas minhas maiores gargalhadas. Minha mestra. Sabe quando você passa pela escola na qual você estudou e vê que o prédio foi demolido? Assim me sinto com a sua partida”, lamentou o ator.
Formada em Interpretação pela Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo (EAD-USP), Jandira nasceu em Santos, no litoral paulista. Na TV Globo, fez várias novelas. Entre as interpretações mais famosas está a de Zoraide, da novela “O Clone”.
A atriz morava em São Paulo com a família e atuou fortemente no teatro paulistano. Sua carreira teve início no teatro, no final dos anos 1960, com Joana D’Arc entre as Chamas. Depois, foram mais de 20 peças, entre elas, Sua Excelência o Candidato, Porca Miséria, Operação Abafa, O Eclipse e o monólogo Prof! Profa!.
Já na TV Manchete, foi autora e atriz da novela Ana Raio e Zé Trovão. No SBT, atuou em Éramos Seis e Sangue do Meu Sangue. Na TV Globo, fez parte das novelas Sassaricando, Caminho das Índias, Salve Jorge, Morde e Assopra e das minisséries Os Maias e A Casa das Sete Mulheres.
Ela também atuou no cinema, em filmes como Uma Comédia Atrapalhada, Olga, Uma Pitada de Sorte, com Fabiana Karla, e Chorar de Rir, com Leandro Hassum.