Segundo dados divulgados pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), o número de homens que morreram por afogamento no Estado é cerca de nove vezes maior do que o número de mulheres. Do dia 16 de dezembro do ano passado ao dia 28 de janeiro deste ano, 26 vítimas que morreram afogadas eram do sexo masculino, enquanto três eram femininas. As informações são de mortes em água doce e em água salgada.
Além disso, dados da Operação Veraneio, que foram atualizados nesta quinta-feira (1°) pelo CBMSC, informaram que 38 pessoas morreram afogadas até o momento em Santa Catarina: 14 em água doce, 15 em água salgada, nove em áreas privativas e duas mortes ainda estão em investigação. A idade média das vítimas é de 33 anos.
Dos quatro óbitos por afogamento em área guarnecida desta temporada, duas foram de pessoas que foram orientadas mais de uma vez pelos guarda-vidas, tanto enquanto estavam na faixa de areia quanto dentro da água, e ignoraram a informação.
ela para que a ação seja efetiva — afirma o coronel Zevir Anival Cipriano Junior, comandante da 1º Região Bombeiro Militar, área responsável pelo litoral catarinense, que concentra a maior parte da Operação Veraneio.
Isto significa um aumento de 13,93% em relação aos salvamentos realizados até o dia 21 de janeiro de 2024, que eram de 2.153. É importante ressaltar que todas essas 300 pessoas eram potenciais vítimas a ter algum grau de afogamento ou até vir a óbito.