Dez províncias da Argentina estão em alerta por conta de uma forte onda de calor está prevista para atingir o país nos próximos dias. Segundo o portal meteorológico MetSul Meteorologia, o aumento das temperaturas é caracterizado por especialistas como um “domo de calor”.
Segundo o meteorologista Piter Scheuer, a onda de calor presente na Argentina exerce influência nas condições meteorológicas do Sul do Brasil.
Scheuer destaca que haverá impacto desse fenômeno, mas ressalta que o “domo de calor” não estará diretamente sobre Santa Catarina.
“A ‘fogueira’ está lá na Argentina, mas sentiremos a onda de calor aqui em Santa Catarina”, comenta Piter.
Ele ainda explica que devido a essa intensa massa de calor, o tempo em Santa Catarina será caracterizado pelo predomínio de sol e temperaturas elevadas. Além disso, destaca haver previsão de temperaturas superando os 35ºC nas regiões do Grande Oeste catarinense.
Conforme o portal MetSul Meteorologia, na quinta-feira (1º), a Argentina marcou seu oitavo dia consecutivo com temperaturas máximas superiores a 40ºC no país. Os registros mais altos foram de 43ºC em Rivadávia, e 41,2ºC em La Rioja e Santiago del Estero.
“Domo de calor” pode proporcionar ingredientes para formação de temporais em Santa Catarina?
O meteorologista Piter reforça que, devido a essa onda de calor, há indicativos de ocorrência de temporais isolados no Estado.
Além disso, de acordo com Scheuer, em partes do Vale do Itajaí, Litoral Norte e Planalto Norte, pode-se esperar dias mais nublados devido à presença de umidade.