Após anos de espera, foram enfim iniciadas, no fim de janeiro, as obras de revitalização da SC-305, no Oeste de Santa Catarina. O trabalho de restauração vai de Campo Erê e segue até o trevo da SC-157 em São Lourenço do Oeste.
Projeto alterado
O projeto original previa cerca de 17 quilômetros de terceira faixa, mas, após análise do atual governo, houve uma diminuição para cerca de sete quilômetros, dez a menos, o que gerou uma queda no custo da obra.De acordo com o anunciado pelo governador, Jorginho Mello, o projeto inicial previa um gasto de R$ 121 milhões, mas, com a redução de 10 quilômetros da terceira faixa, segundo ele, os valores caíram para cerca de R$ 103 milhões.
Instituições comemoram reforma da SC-305
O início das obras é sinônimo de alívio, principalmente para os empresários da região e pacientes de hospitais de outras cidades que dependem da rodovia diariamente.O presidente da Facisc, Elson Otto explica que a SC-305 é muito importante para o Noroeste catarinense e relata que, desde 2010, a Facisc realiza ações para cobrar o andamento das obras.
A Associação Empresarial e Cultural de São Lourenço do Oeste (Acislo) também comemorou a notícia. “Um alívio aos moradores da região, pois é um trajeto muito usado na nossa região e estava sem condições de transitar”, afirma a presidente, Sandra Lagni Haefliger.
As associações prometem ficar de olho no andamento da obra e as cobranças vão continuar. “Demorou mais começou. Esperamos que o prazo seja cumprido e que não tenha tanto aditivo, pois já é um dinheiro bom”, ressalta Sidney Di Domênico, presidente da Associação Empresarial de Campo Erê.