Projeto de Lei - 06/02/2024 21:55 (atualizado em 06/02/2024 22:00)

Assassinato brutal leva OAB a pedir pena mais grave em crimes contra advogados

Projeto de lei será entregue ao Congresso Nacional
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Conselho Nacional da OAB vai levar proposta ao Congresso Nacional (foto: Divulgação

O caso brutal da advogada Brenda dos Santos Oliveira, assassinada no Rio Grande do Norte, levará o Conselho Federal da OAB a apresentar ao Congresso Nacional a proposta de um projeto de lei para incluir na legislação uma qualificadora – um agravante – para aumentar a pena dos crimes de assassinato e lesão corporal cometidos contra advogados, no exercício profissional.

Brenda foi morta a tiros no dia 30 de janeiro quando saía de uma delegacia da Polícia Civil na companhia de um cliente, que também foi assassinado.

A proposta do projeto de lei foi trazida pelo Vice-presidente da OAB Nacional, Rafael Horn, encampada pela bancada catarinense no Conselho Federal da Ordem, decorrente de uma sugestão do jurista Thiago Coutinho.

O projeto prevê alterações nos artigos 121 (Homicídio) e 129 (Lesão Corporal) do Código Penal, e no artigo 1° da Lei de Crimes Hediondos, a fim de qualificar as condutas – ou seja, tornar mais pesadas as penas – quando o crime for cometido contra advogados em razão de suas funções ou em decorrência delas. A proposta incui crimes contra que forem cometidos contra companheiro ou parente consanguíneo do advogado até terceiro grau, nas mesmas condições.

No ano passado, a OAB nacional também propôs um projeto de lei que prevê a fixação imediata de medida protetiva a advogados que forem agredidos durante o exercício profissional.

– São respostas da OAB para coibir violência contra advogadas e advogados em razão do exercício profissional, reforçar a segurança, prevenir a reincidência das agressões e garantir o pleno exercício da advocacia, reduzindo a angústia dos colegas que atuam em casos polêmicos – diz o catarinense Rafael Horn, vice-presidente do Conselho Federal da OAB.

Fonte: NSC
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...