No anúncio que o governo federal fará, nesta terça-feira (12), sobre a criação de novos institutos federais em todo o Brasil, Santa Catarina estará entre os Estados beneficiados. Vão ser três unidades confirmadas para diferentes cidades catarinenses. As estruturas vão ficar em Campos Novos, Mafra e Tijucas. As indicações partiram de negociações envolvendo o Ministério da Educação. O deputado federal catarinense Pedro Uczai (PT), que participou das discussões, confirmou as novas unidades nesta segunda-feira (11).
Da previsão feita pelo governo federal, Mafra e Campos Novos terão Institutos Federais Catarinenses (IFCs), enquanto em Tijucas será uma unidade do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Os dois modelos já existem em outras regiões do Estado.
A próxima etapa, após o anúncio desta terça-feira (12), é a realização de audiências públicas nas três cidades para a definição dos custos prioritários conforme a vocação regional. Alguns pontos serão discutidos: Ensino Médio (Integrado, Pós-Médio, Concomitante), formação de professores, EJA, graduação, pós-graduação, etc.
Já existem áreas definidas em cada um dos municípios para a construção das unidades. Enquanto isto ocorre, o ministério pode avaliar o aluguel de outros locais para que os institutos comecem a funcionar efetivamente. A perspectiva é de que cada estrutura tenha de 1 mil a 1,5 mil alunos. Esta é a média atual dos institutos federais.