A onda de calor que irá atingir Santa Catarina até a próxima sexta-feira (15) deixa o Estado em “alerta de perigo”. Outros quatro estados também serão impactados pelo fenômeno, que pode registrar temperaturas de até 40ºC em alguns municípios.
O aviso é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e destaca que a temperatura deve ficar 5ºC acima da média. O alerta vale para Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Caracteriza-se onda de calor quando o clima quente acima da média mensal tem duração de três a cinco dias. O aviso passou a valer na segunda-feira (11) e prevalece até a sexta.
O cenário pode trazer riscos à saúde, como desidratação e agravamento de problemas respiratórios causados pela amplitude térmica.
Previsão para a semana
De acordo com a Defesa Civil, em Santa Catarina, o calor acima do normal é consequência de uma massa de ar seco, que deixa o tempo firme no Estado, além de trazer uma grande amplitude térmica, com temperaturas amenas pela manhã e calor durante a tarde.A previsão aponta que as máximas devem ultrapassar os 30°C em todo Estado e devem ficar entre 35°C e 38°C no Grande Oeste, Litoral Sul, parte do Vale do Itajaí e Norte, principalmente a partir da quarta-feira (13).
O clima quente deve permanecer até, pelo menos, sexta, quando a passagem de uma nova frente fria muda o tempo.