Morreu neste domingo (17), aos 67 anos, na Região Metropolitana de Porto Alegre, o narrador esportivo Marco Antônio Pereira. A causa da morte não foi informada, mas o comunicador enfrentava problemas cardíacos e havia sofrido um infarto há cerca de duas semanas.
Marcão, como era conhecido entre colegas, amigos e fãs, tinha mais de quatro décadas de atuação profissional. Como apresentador e locutor, ele trabalhou nas rádios Progresso, Gaúcha, Guaíba, Bandeirantes e Gre-Nal.
Atualmente, Marco conciliava a narração de jogos do Grêmio em um canal no Youtube com participações na Rádio Mais Independência, de São Leopoldo.
Marcado pelo bom humor na condução das transmissões, Marco teve bordões que se popularizaram entre torcedores. Os jargões mais conhecidos foram "É do Goiás", "Mestre Jonas", "Não escapa nada da reportagem" e "Vai te afumentar!".
Um minuto de silêncio será respeitado antes da partida entre Juventude e Inter, válida pelas semifinais do Campeonato Gaúcho, em homenagem ao narrador.
Marcão deixa os filhos Henrique, Éder e Mariana, além de netos.
RepercussãoClubes de futebol, entidades esportivas e ex-colegas de microfone repercutiram a morte de Marcão nas redes sociais.
"Diante da perda irreparável, a Federação presta condolências a familiares e amigos", publicou a Federação Gaúcha de Futebol (FGF).Em nota, a Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos (Aceg) manifestou pesar pela morte do comunicador. "Fica a lembrança de um dos maiores e melhores narradores de nossa história", diz trecho da manifestação. (Leia a íntegra abaixo)
O Inter escreveu que a voz de Marco Antônio "será eternizada na memória da torcida colorada"."Querido pelos colegas e identificado com o Tricolor, deixa legado de profissionalismo, trabalho e competência", postou a conta oficial do Grêmio.
O repórter Sérgio Boaz , com quem Marcão dividiu incontáveis jornadas esportivas, pontuou que "a notícia da morte é pra demolir a gente". "Parceiro de quase 40 anos, um dos maiores narradores esportivos do Brasil. Um cara do bem. Fará muita falta", acrescentou."Estamos tristes e cabisbaixos. É uma grande perda que ninguém queria. Meus sentimentos aos seus familiares e amigos. Estamos perdendo um grande cara", escreveu em sua coluna o também narrador Pedro Ernesto Denardin.
Nota da Aceg
Nota de Pesar: falecimento do ex-presidente Marco Antônio PereiraA Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos (ACEG) lamenta, profundamente, o falecimento do seu ex-presidente Marco Antônio Pereira da Silva, ocorrido neste domingo (17), aos 67 anos de idade.
Apresentador, locutor esportivo nas rádios Progresso de Novo Hamburgo, Gaúcha, Guaíba, Bandeirantes e Grenal, dentre outras, Marcão esteve ao nosso lado por mais de 40 anos na crônica esportiva do Estado. Fica a lembrança de um dos maiores e melhores narradores de nossa história.
A ACEG presta condolências aos colegas, amigos e familiares.