qualidade de vida - 18/03/2024 10:29

Brincar com cães ajuda a reduzir estresse e melhorar estabilidade emocional, diz estudo

Interação animal provocou ondas cerebrais de relaxamento e diminuiu transtorno de humor em todos os participantes
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Interagir com cães pode fortalecer as ondas cerebrais associadas ao relaxamento, estabilidade emocional e criatividade. É o que aponta um estudo internacional publicado na revista científica Plos One, na última quarta-feira (13). A pesquisa contou com 30 participantes entre 20 e 40 anos, recrutados entre maio e junho de 2022.

Durante o estudo, os participantes, que já tinham ou não tinham animais de estimação, realizaram oito atividades diferentes, por três minutos cada, com um poodle padrão fêmea de quatro anos de idade. As atividades incluíam encontrar, brincar, alimentar, massagear, arrumar, fotografar, abraçar e caminhar com o animal.

Segundo os pesquisadores, as atividades provocaram ondas cerebrais em todos os participantes. O estado de relaxamento e repouso do cérebro aumentou significativamente ao brincar e passear com um cachorro, enquanto as atividades de massagem, tosa e brincadeiras indicaram melhora da concentração sem estresse.

Ações como alimentar e abraçar o poodle, por sua vez, diminuíram o transtorno de humor, induzindo respostas emocionais positivas. Isso significa que os participantes se sentiram significativamente menos deprimidos e fatigados após interagir com o cão.

"Este estudo demonstrou que atividades específicas do cão podem ativar um relaxamento mais forte, estabilidade emocional, atenção, concentração e criatividade, facilitando o aumento da atividade cerebral. Esses resultados fornecem dados que formam a base para a composição do programa de Intervenções Assistidas por Animais (IAA)", diz o texto.

Fonte: SBT NEWS
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...