A Unoesc, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de São Miguel do Oeste (CDL), celebrou mais um marco em sua trajetória educacional com a realização da aula inaugural do Curso de Mestrado Profissional em Administração. O Curso, que já tem 10 anos de história na formação acadêmica e profissional de alto nível, está oferecendo aulas presenciais em São Miguel pela primeira vez. O evento trouxe mais da metade do corpo docente para recepcionar os novos alunos. Inicialmente, o Coordenador, professor Juliano Danilo Spuldaro, apresentou o Curso, seus diferenciais e os requisitos que são necessários de serem cumpridos para obtenção do título de Mestre em Administração.
Após a apresentação, o Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Inovação, professor Kurt Schneider, deu uma palavra de boas-vindas aos estudantes. Na sequência, a professora Susana Carla Farias Pereira, da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP), fez uma fala sobre o Impacto das novas tecnologias em Operações na Gestão da Cadeia de Suprimentos. Para finalizar, foi promovido um debate sobre as expectativas e propostas de trabalho dos alunos, em que foi possível a turma e os docentes se conhecerem um pouco melhor.
As aulas serão realizadas quinzenalmente, de maneira presencial, às sextas-feiras e sábados, e não há mais vagas para novos ingressantes na turma de 2024.
Destinado a profissionais de diversas áreas, não se restringindo apenas aos formados em Administração, o Curso visa desenvolver pesquisas que contribuam para a qualificação profissional e soluções organizacionais em duas linhas de pesquisa: Estratégia e Competitividade, e Sustentabilidade, Empreendedorismo e Inovação.
A Diretora de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação da Unoesc São Miguel do Oeste, professora Eliandra Mirlei Rossi, reforçou que o papel Universidade na comunidade local.
— A implantação do mestrado fortalece o compromisso da Unoesc com a região, tanto em termos econômicos quanto sociais, pois estamos contribuindo para a formação de profissionais altamente qualificados, que podem atuar em diferentes setores da economia local, impulsionando a inovação e a produtividade e, consequentemente, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social. Além disso, ficamos felizes em ofertar a possibilidade dos profissionais da região cursar mestrado em nossa cidade, haja vista que cursos de mestrado na maioria das vezes são oferecidos em cidades maiores e o estudante tem que se deslocar para estudar, um dos principais fatores que dificultam a possibilidade dos profissionais se qualificarem — enfatiza Eliandra.
O Coordenador do Mestrado Profissional em Administração, professor Juliano Danilo Spuldaro, afirma que o colegiado está profundamente comprometido com a formação em alto nível dos profissionais ingressantes na turma de São Miguel do Oeste.
— Para nós é um grande desafio e ao mesmo tempo uma grande satisfação estar aqui em São Miguel do Oeste. Encontramos uma receptividade muito grande, alunos com excelente perfil e muita vontade de aprender e melhorar a realidade das empresas em que trabalham. Isto só aumenta nossa responsabilidade de oferecer conhecimento científico e tecnológico importante para resolução de problemas organizacionais visando a melhoria da competitividade e sustentabilidade dos negócios locais — destaca Spuldaro.
Os estudantes cumprirão no primeiro ano uma agenda de disciplinas voltadas ao contato com o conhecimento de ponta em diversas áreas da gestão de empresas. Depois, eles passam um período de imersão em um trabalho de dissertação que pode ter ênfase teórica ou pode almejar a construção de uma ferramenta tecnológica para organizações.
— Espera-se, dessa maneira, que ao final de um período de 24 meses, os alunos concluam sua jornada com a defesa da dissertação — finaliza o Coordenador.