DENGUE - 25/03/2024 07:36

Entenda por que o sorotipo 2 da dengue preocupa as autoridades de saúde na região

Regional de Saúde de São Miguel do Oeste registrou um caso deste tipo em 2023, e em 2024 mais de 10% dos casos confirmados pela DIVE são do tipo 2.
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Fumacê sendo aplicado / Foto: Marcos de Lima / WH Comunicações

O sorotipo 2 da dengue está gerando grande preocupação entre as autoridades de saúde no Extremo Oeste, especialmente em São Miguel do Oeste. Especialistas alertam que este subtipo tem maior propensão a causar casos graves da doença.

De acordo com dados da Gerência Regional de Saúde de São Miguel do Oeste, em 2023 foi registrado um caso deste tipo, e em 2024 mais de 10% dos casos confirmados pela DIVE são do sorotipo 2.

Desde o início do ano, mais de 2200 casos prováveis de sorotipo 2 foram notificados, com nove casos alarmantes, dois graves e um óbito em Itapiranga. Municípios como Dionísio Cerqueira, Itapiranga, Maravilha, Tunápolis, Santa Helena, Guarujá do Sul e São João do Oeste estão em epidemia de dengue, com casos confirmados do sorotipo 2.

A bióloga da Gerência Regional de Saúde, Marciéle Bogo, destaca que 11,7% das amostras analisadas pela DIVE correspondem ao sorotipo 2 da dengue. Esta é a primeira vez que a região atinge um índice tão alto desse sorotipo, enquanto no ano anterior foi registrada apenas uma notificação.

Marciéle explica que os sintomas da dengue são semelhantes para todos os sorotipos, mas o que difere é a imunidade. Após contrair a dengue uma vez, a pessoa desenvolve imunidade contra aquele sorotipo específico da doença. No entanto, a reinfecção por outro sorotipo pode ocorrer, levando a uma nova epidemia. Em casos de múltiplas infecções, os sintomas tendem a ser mais graves.

Fonte: Marcos de Lima / Rádio 103 FM
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...